Como as receitas e despesas dos serviços autónomos são iguais, a diferença nos totais é igual à que se obtém sem esses serviços O problema das receitas ordinárias em Moçambique está estreitamente ligado a outros que dizem respeito à sua própria evolução.

Viu-se que o seu aumento foi muito grande em 1962, pois atingiu 524428 contos. Explicou-se no parecer desse ano a causa do aumento, que se processou em especial nas receitas próprias (mais 444 539 contos), visto o verificado nos serviços autónomos ser menor.

Em 1963 obtiveram-se resultados muito mais baixos, porquanto o aumento total da receita ordinária subiu a 139 101 contos, e pertencem, destes, apenas 79 348 contos à receita própria. Há como que um estacionamento na evolução financeira. Provirá de dificuldades de natureza económica?

Receitas orçamentadas e cobradas O que se pode estranhar na comparação entre as receitas orçamentadas e cobradas, em algumas províncias ultramarinas, é a pequena diferença que entre elas existe.

Descontando ainda o facto dos ajustamentos operados no decurso do exercício financeiro, notar-se-á nos números que constam do quadro seguinte, a partir de 1960, que as diferenças se reduzem a algumas dezenas de milhares de contos.

Receitas cobradas A evolução das receitas ordinárias nos anos que decorrem desde 1950 mostra aumento substancial. Deve notar-se que no intervalo se resgatou o porto da Beira e que as suas receitas se incluem na cifra de 1963.

Já acima se aludiu a este facto. Se se tiver em conta a receita deste porto e se se subtrair à de 1963, ter-se-á o termo de comparação. Tais como a Conta Geral as apresenta, as receitas ordinárias foram as seguintes:

Neste longo período só em 1961 as cobranças se mostram inferiores às do ano anterior, por soma relativamente alta. As de 1962 e 1963 ultrapassaram, porém, o máximo atingido, que foi em 1960.

Também se notará que o aumento em 1963 é um dos menores.

Discriminação das receitas Um exame pormenorizado das receitas ordinários de cada capítulo orçamental dá ideia das transformações operadas durante o período analisado