Francisco António Martins

Francisco António da Silva

Francisco José Lopes Roseira

Francisco de Sales de Mascarenhas Loureiro

Jerónimo Henriques Jorge

João Mendes da Costa Amaral

João Nuno Pimenta Serras e Silva Pereira

Joaquim de Jesus Santos

Joaquim José Nunes de Oliveira

Joaquim de Sousa Birne

Jorge de Melo Gamboa de Vasconcelos

José Alberto de Carvalho

José Augusto Brilhante de Paiva

José Fernando Nunes Barata

José Manuel da Costa

José Maria Rebelo Valente de Carvalho

José de Mira Nunes Mexia

José Monteiro da Rocha Peixoto

José Soares da Fonseca

Luís de Arriaga de Sá Linhares

Luís Folhadela de Oliveira

Manuel Amorim de Sousa Meneses

Manuel Herculano Chorão de Carvalho

Manuel João Correia

Manuel Lopes de Almeida

D. Mana Margarida Craveiro Lopes dos Reis

Mário Amaro Salgueiro dos Santos Galo

Mário de Figueiredo

Quirino dos Santos Mealha.

Rui de Moura Ramos

Sebastião Garcia Ramires

O Sr. Presidente: - Estão presentes 75 Srs. Deputados

Está aberta a sessão

Eram 16 horas e 30 minutos

O Sr Presidente: - Tem a palavra, antes da ordem do dia, o Sr Deputado Moura Ramos

O Sr Moura Ramos: - Sr Presidente e Srs. Deputados Pedi a palavra para, em breve apontamento, me propor dar aqui um ligeira e viva nota de um problema de saúde pública que reputo da maior importância e interesse para a capital do distrito que represento.

Tratarei concretamente do problema hospitalar da sede do distrito de Leiria por da sua solução depender ou estar dependente a boa eficiência da acção médica hospitalar, com vista a harmonizar os seus diversos serviços com os condicionamentos que a vida moderna impõe.

Talvez pelo facto de nas terras de Leiria e seu termo, de que foi senhora e dona, ter panado, durante alguns anos, o espírito caritativo e bondoso da que mais tarde se chamou a Rainha Santa Isabel, poucas terras do nosso país se poderão orgulhar ostentando tantos e tão valiosos pergaminhos na nobreza da caridade

Vozes: - Muito bem!

instância se uniram todos, os hospitais de Lisboa a um só, que é o de Todos-os-Santos, o mesmo fazendo em Évora e Santarém, para o que impetrou breve do papa Inocêncio VIII, no ano de 1485.

Esta anexação das incipientes unidades hospitalares à da Misericórdia só veio a efectivar-se no bispado de D Dinis de Melo e Castro (1627-1636), no tempo de quem foi constituído um edifício hospitalar, na margem esquerda do rio Lis, que chegou até fins do século XVIII.

Julgado, porém, a partir de certa altura, insuficiente paia as necessidades locais, é o grande e bondosíssimo prelado D Manuel de Aguiar quem solicita da rainha D Maria I a necessária autorização para construir um novo edifício na margem direita do rio Lis, o qual, começado em Dezembro de 1798, recebia em 8 de Junho de 1800 os primeiros doentes, que foram trasladados do hospital velho, colocando para o efeito o ilustre prelado a sua carruagem à disposição dos enfermos.

É nesse magnífico edifício, mandado construir do D. Manuel de Aguiar, que, decorridos 165 anos, se encontra instalado o único hospital de Leiria, tendo a Santa Casa da Misericórdia, a quem o hospital pertence, procurado melhorar as instalações, para o que se não tem poupado a esforços e sacrifícios.

Situado no coração da cidade, o Hospital de D. Manuel de Aguiar, que ocupa uma área de 3775 m2, sendo 1875 m2 de superfície coberta e 1900 m2 de logradouro, não possui actualmente instalações à altura de bem desempenhar a função de hospital regional, isto é, de hospital de apoio para os casos que não possam ser tratados nos hospitais das sedes concelhias, hoje sub-regionais.

Com uma capacidade normal para 178 camas, serviços de cirurgia geral e medicina (com os serviços auxiliares de radiologia, transfusões e análises clínicas), consulta geral externa (com serviços de banco e urgência) e ainda um pavilhão anexo com 12 quartos particulares, não pode esta unidade assistencial exercer o papel dominante que, dentro de uma moderna política sanitária, lhe incumbe, porquanto as suas acomodações acanhadas opõem-se à concretização de um plano de conveniente reapetrechamento e modernização técnica.

Alguns dos seus serviços encontram-se instalados em condições precárias

Assim, os serviços radiológicos, os laboratoriais e o bloco operatório acham-se instalados em construções pá-