nal, ao mesmo tempo que se mostrou confiado em que todos nós saberíamos fazer legítimo uso desta plena liberdade, submetendo-a ao controle da disciplina de consciência de cada um.

Todos terão podido verificar que, na realidade, mão se exerceu aqui outro constrangimento político que não fosse o do sentido, mais ou menos perfeito, mais ou menos apurado, dessa disciplina interior.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Feito este breve apontamento, de algum modo :sugerido ao meu espírito pela consideração da posição especial com que fui honrado nesta Casa, rogo vénia, Sr. Presidente, para, interpretando seguramente os sentimentos de toda a Câmara, agradecer a gentileza das saudações com que V. Ex.ª acaba de penhorar-nos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sem dúvida, sou igualmente fiel intérprete «Io sentir unânime dos Deputados ao retribuí-las com devotado fervor.

Vozes: -Muito bem!

O Orador: - Endereço-lhe, ao mesmo tempo, o vivo testemunho do nosso muito respeito, da nossa profunda admiração e da nossa maior estima pela figura prestigiosa do homem invulgar e do proeminente político que, com tanta dignidade, ocupou a alta presidência da Assembleia Nacional durante a legislatura.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: -Se me é lícito empregar um termo com sabor Ia discussão da proposta de lei acabada de votar, direi a V. Ex.ª que só para não traumatizar a sua consabida modéstia de espírito me abstenho de enaltecer aqui, como bem desejaria, os elevados méritos intelectuais 9 morais que exuberantemente justificam estes nossos sentimentos para com V. Ex.ª

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Traduzirei, em todo o caso, a forte intensidade de tais sentimentos pela seguinte fórmula: alguns de nós, talvez muitos de nós, pelas próprias exigências naturais da vida pública, teremos de dar agora por finda a agra lavei convivência pessoal e a excelente camaradagem política vividas nesta Casa ao longo de quatro anos.

Auguro desde já que todos os que nos vierem a suceder hão-de nutrir por V. Ex.ª sentimentos idênticos aos que deixo manifestados. A nenhum deles, porém, reconheceremos o direito de «nos sucederem» neste domínio.

Quero dizer na minha, Sr. Presidente, que os apontados sentimentos de muito respeito, de profunda admiração e de maior estima, mesmo tendo nós de partir, ficarão connosco, guardados para sempre nos escaninhos do nosso coração.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão, e com a declaração de encerramento renovo as minhas saudações e cumprimentos a VV. Ex.ª E agradeço as palavras que ouvi do Sr. Deputado Soares da Fonseca como do Sr. Deputado Proença Duarte.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 10 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Aníbal Rodrigues Dias Correia.

António Calheiros Lopes.

António Marques Fernandes.

Carlos Monteiro do Amaral Neto.

Elísio de Oliveira Alves Pimenta.

Henrique dos Santos Tenreiro.

Jacinto da Silva Medina.

Jorge Augusto Correia.

Jorge Manuel Vítor Moita.

Júlio Alberto da Costa Evangelista.

Manuel Seabra Carqueijeiro.

Paulo Cancella de Abreu.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Alexandre Marques Lobato.

António Tomás Prisónio Furtado.

Armando Francisco Coelho Sampaio.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Carlos Emílio Tenreiro Teles Grilo.

José Guilherme de Melo e Castro.

José Pinheiro da Silva.

José Pinto Carneiro.

José dos Santos Bessa.

Manuel Lopes de Almeida.

Olívio da Costa Carvalho.

Purxotoma Bamanata Quenin.

Rogério Vargas Moniz.

Urgel Abulo Horta.

Virgílio David Pereira e Cruz.

Vítor Manuel Dias Barros.

Voicunta Srinivassa Sinai Dempó.