2.º Baixa dos preços de matérias-primas importadas da área do dólar;

3.º Aumento das despesas militares americanas na Europa, incluindo as compras off-ahore.

Como consequência da melhoria da balança de pagamentos, as reservas ouro e dólares da Europa aumentaram sensivelmente, devendo, porém, notar-se que nem todos os países beneficiaram igualmente daquela melhoria. O aumento das reservas nos cinco primeiros meses de 1953 foi de cerca de 700 milhões de dólares.

Num relatório emanado do Conselho da O. E. C. E. sintetiza-se assim a situação:

No decurso dos dois últimos anos a situação económica mundial modificou-se sensivelmente. Três factos essenciais caracterizam a evolução recente dos países associados: melhoria da situação dos pagamentos, quer se trate da balança geral, quer se trate da balança com a área do dólar, supressão da inflação e insuficiência da produção na maior parte dos países.

A contracção do comércio internacional, que tem vindo a desenhar-se, é, por sua vez, um factor considerável da conjuntura que pode influir em Portugal.

Não faltaram, aliás, ocasiões para se fazer sentir nos debates da O. E. C. E. o melindre particular da posição portuguesa, largamente dependente do seu comércio externo, dado que, do lado das importações, se trata de artigos essenciais e interessa que represálias não venham abalar a fragilidade de uma exportação cuja composição é, salvo poucos artigos, sujeita a fáceis restrições alheias.

A política económica portuguesa, tem-se caracterizado, para mais, por um espirito acentuadamente liberal. Em 1949 fomos os últimos -e forçados pelos mais- a condicionar o comércio externo.

A nossa percentagem de liberalização é também das maiores e só tem como limite o de preservar indústrias ainda não em condições de prescindir dessa protecção.

d) A posição americana. -Num relatório da O. E. C. E. encontram-se as lin has seguintes:

... os Estados Unidos gozam presentemente de uma grande prosperidade e pode-se esperar que no próximo futuro a produção e as trocas se mantenham num nível elevado. O futuro mais afastado depende de um certo número de factores sobre os quais seria temerário fazer prognósticos. O Governo dos Estados Unidos dispõe de numerosos meios para contrariar qualquer tendência para o afrouxamento da procura e tem manifestado repetidamente a sua determinação de salvaguardar a estabilidade interna.

Trata-se de um problema de interesse culminante, que vem sendo focado, com prognósticos vários, em frequentes e recentes estudos.

De duas coisas se não pode duvidar, e ambas constantes do trecho citado do relatório da O. E. C. E. Os formidáveis recursos dos Estados Unidos;

2) A sua determinação de defesa para manter a estabilidade interna. Concentremos agora, para o exame da conjuntura, a nossa atenção em Portugal.

Começaremos pela exposição dos dados referentes a 1953. Concluiremos em seguida.

Segue uma rápida resenha desses dados, que só no fim do ano adquirem o seu carácter definitivo, mas de que já se podem apurar as tendências.

a) Comércio externo. - São os seguintes os resultados do nosso comércio externo nos três primeiros trimestres de 1953, em confronto com igual período de 1952:

Comparando os dois períodos, verifica-se que em 1953 o valor da importação diminuiu 890 000 contos e o da exportação 649 000, resultando uma redução do déficit da balança comercial no valor de 241 000. Deve notar-se, porém, que o peso total da importação em 1953 superou ligeiramente o de 1952, pelo que a diminuição do respectivo valor se atribui não só à variação da composição, como, principalmente, à baixa dos preços externos. Na exportação a diminuição do peso total foi sensível.

Vê-se também naquele quadro que a diminuição dos valores da importação e da exportação se operou no comércio com todas as áreas, incluindo o nosso ultramar. Aumentou, no entanto, quer na importação, quer na exportação, a percentagem do comércio da metrópole com o ultramar em relação a todo o nosso comércio externo.

Nas importações de géneros alimentícios (facto a assinalar), sem alteração sensível nos preços, houve um aumento de 155 000 contos.

Na exportação, bai xas, em quantidade e valor, em quase todas as classes da pauta. Diminuiu, nomeadamente, a exportação de madeiras, cimentos, conservas, bordados, azeite, vinhos e aguardentes. Na cortiça subiram os manufacturados. Subiram também as lãs e levemente os resinosos (ultimamente em baixa).

b) Balança de pagamentos. - Segue o mapa, referido aos oito primeiros meses do ano:

Balança de pagamentos

Resumo de saldos, em milhares de contos

(a) Segundo a estatística alfandegária.

(b) Segundo as liquidações efectuadas.

Vê-se que o acréscimo de 575 000 contos do saldo da balança de pagamentos resultou: do aumento de 490 000 contos do superavit comercial do ultramar com o estran-(...)