(Ver quadro na imagem)

Pesca desembarcada no continente proveniente dão águas marítimas e salobras

Nota -Em 1952, segundo a estatística industrial; ora 1953, elementos colhidos no Instituto Nacional de Estatística, sujeitos a rectificação.

No caso da sardinha desembarcada pelas artes inscritas no Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha, o preço médio por tonelada desceu de 3.133f para 2.500$.

(Ver quadro na imagem)

Sardinha desembarcada pelas artes inscritas no Grémio doo Armadoras da Pesca da Sardinha

Nota.-Em 1952, elementos da estatística industrial; em 1953, elementos colhidos no Instituto Nacional do Estatística, sujeitos a rectificação.

Do confronto das quantidades e valores da pesca realizada no período Janeiro-Junho de 1953 com os obtidos em idêntico período de 1954 ressalta a grande quebra de tonelagem havida - cerca de 11 000 t.

to, o facto de a pesca da sardinha, embora acusando uma ligeira quebra de ritmo, ter excedido em valor os níveis atingidos no período Janeiro - Junho de 1953.

Pesca desembarcada no continente proveniente das águas marítimas e salobras

(Ver quadro na imagem)

Limitando a análise à sardinha desembarcada pelas artes inscritas no Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha é possível alargar a observação ao período Janeiro - Setembro, e isso permite verificar uma maior actividade piscatória no decurso deste ano.

(Ver quadro na imagem)

Sardinha desembarcada pelas artes inscritas no Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha

Relativamente ao seu consumo- para fábricas de conserva e para consumo imediato- notou-se em ambos os casos uma posição sensivelmente estacionária.

Sublinhe-se, no entanto, o facto de a pesca da sardinha, embora acusando uma ligeira quebra de ritmo, ter excedido em valor os níveis atingidos no período Janeiro - Junho de 1953.

A registar igualmente uma contracção no consumo imediato de sardinha, ao invés- do que sucedeu na utilizada para o fabrico de conservas, que, quer em quantidade quer em valor (passou de 2.782$/t para 2.795$/t), ultrapassou o - montante da empregada nos meses de Janeiro a Setembro de 1953.

l0. Salientou-se já o facto de metade da população activa se dedicar à pesca e à agricultura e de não contribuir senão com cerca de 30 por cento para a formação do produto nacional bruto.

Ao apontar-se a função da indústria em Portugal não poderá deixar de ter-se em conta muito especial o que ela representa como condição daquele equilíbrio económico-social do País, que ainda estamos longe de