Não pode deixar de salientar-se, por notável, a orientação que o Conselho Económico pôde imprimir no tocante à posição relativa das fontes de financiamento - público, previdência e privado. Essa orientação é o começo da realização de uma das mais importantes finalidades do Plano - acordar no capital privado o gosto pelo investimento e adormecer a sua tão criticada tendência para o entesouramento. Verifica-se como a acção do Estado pode ser, neste aspecto, decisiva.

(Ver quadro na imagem)

Origem dos financiamentos do Plano do Fomento de 1953-1964

(Em Milhares de contos)

A execução do Plano de Fomento nacional em 1954

3737. Sabido que o Plano de Fomento nacional não teve integral execução em 1953, por motivos de ordem vária (entre as quais se destacam a novidade da mecânica, a magnitude das tarefas a empreender e a complexidade de execução de certos planos técnicos), não se deve estranhar que o ritmo de trabalho previsto para 1954 fosse acrescido por realizações que em 1953 tinham apenas sido financiadas. Desta forma, a verba global de 2 286 716 contos a despender em 1954 de modo algum traduz, monetariamente, o volume do trabalho previsto, pois houve em 1953 financiamentos no valor de 174 434 contos para empreendimentos que só no presente ano tiveram começo. Os dados de que dispomos permitem-nos- já analisar a execução até 30 de Setembro do programa do Plano de Fomento para 1954.

Da comparação do investimento já (realizado com o investimento revisto verifica-se que as maiores verbas ainda a despender se situam nos sectores das comunicações e transportes e na indústria.

No sector das comunicações e transportes os atrasos mais manifestos localizam-se nos caminhos de ferro e nos correios, telégrafos e telefones.

No sector da indústria é na parte da electricidade que os investimentos acusam maior (retardamento, pois tanto no que respeita à indústria de refinação de petróleos como no que se refere à indústria da celulose e papel o programa de 1954 está integralmente realizado.

O quadro que segue permite acompanhar melhor o que se disse:

(Ver quadro na imagem)

(Em Milhares de contos)

Investimentos do Plano de Fomento para 1954 e suas realizações até 30 de Setembro