Automóveis de carga existentes no continente

Para se ajuizar da expansão dos transportes particulares de carga em veículos pesados basta atentar na evolução - do parque automóvel que lhes respeita e confrontá-la com a que corresponde ao dos veículos pesados em regime de aluguer. Enquanto, em relação ao ano de 1949 -aliás como anteriormente-, o número dos primeiros tem aumentado sempre e em ritmo notável, atingindo no fim de 1953 a cifra de 13 227, mantém-se sensivelmente constante o número dos segundos, que era de 3974, referido a este mesmo ano. Esta circunstância, aliada à de não disporem ainda hoje alguns concelhos (22) de nenhuma viatura pesada para transportes de aluguer, em todos existindo no entanto número razoável de veículos pesados em regi-me' particular (36 no concelho de Sátão), denuncia claramente a utilização cada vez mais generalizada dos transportes particulares, na sua grande parte efectuados em regime ilegal.

Este exercício ilegítimo da indústria do transporte em automóveis, com encargos tributários prática mento «em significado em relação aos que suportam aqueles que legalmente habilitados nela trabalham, constitui para estes uma concorrência desleal e aniquiladora, com n agravante de os seus fautores lesarem também directamente o Estado com o desvio dos impostos que lhes competiriam se licitamente exercessem a indústria.

Não pode desconhecer-se também a perniciosa repercussão desta concorrência no sistema dos transportes ferroviários, pois que o inverosímel nível que, por virtude dela, chega a atingir o custo dos transportes rodoviários não pode passar despercebido nas correntes de tráfego que naturalmente deviam acorrer ao caminho de ferro mas que dele se afastam em consequência daquele aviltamento de preços dos fretes por estrada.

Procurando opor barreira a este descaminho da sua mercadoria, os caminhos de ferro ver-se-ão compelidos, para sua defesa, a recorrer também a novas facilidades de tarifas, criando-se assim situações verdadeiramente desfavoráveis para a sua economia, que pesadamente se reflectem na economia nacional.

Tudo quanto vise à disciplina dos transportes rodoviários particulares e de aluguer de mercadorias concorrerá, pois, em alta medida para sensível melhoria da situação do caminho de ferro, que, devidamente mo-