a vantagem de ir buscar ao critério do produto uma corporação do vinho, mas já repugnasse instituir corporações distintas para o milho ou para o arroz.

Pode isto significar que todos os critérios apontados são válidos em certa medida e nunca em toda a sua rigidez e extensão. Mas, embora num exame superficial seja lícito ajuizar por tal modo das particularidades mencionadas, uma análise mais aprofundada pode revelar-nos que os aludidos critérios não podem considerar-se válidos, tão simplesmente porque só o seriam, na sua estrita, qualidade de critérios, se os princípios sobre que assentam operassem em toda a gama das actividades económicas e não apenas em casos restritos.

E realmente parece esta a conclusão verdadeira, dado que, ao elegerem-se para base de corporações os exemplo citados -transportes, crédito e vinho-, não foi mercê dos critérios da função económica ou do produto que o fizemos, mas antes escolhemo-los em atenção a um outro índice mais genérico que os e enquadrar num sistema de forças equilibrado todo o complexo das actividades económicas.

Dir-se-ia que não seria impossível adoptar pura e simplesmente qualquer dos outros critérios de integração -, o das grandes actividades económicas ou o critério do produto. Possível, sim, mas com certeza inconveniente; e isto porque, ou o número de corporações havia de ser tão reduzido que se limitava apenas a cinco, ou esse número tomava proporções consideráveis.

Não basta afirmar, no entanto, que qualquer das duas situações extremas se mostra inconveniente; é preciso demonstrá-lo.

Compreende-se que, reduzir a cinco compartimentos a enorme multiplicidade e variedade dos interesses económicos, equivale a integrar em cada um deles actividades diversas, que são «afins» entre si, mas cujo grau de afinidade nem sempre poderá ser suficientemente estreito e directo. Para exemplificar, atente-se no caso frisante de uma corporação da indústria, onde se reuniriam, lado a lado, a sua perfeita coordenação, e dificulta notoriamente a representação da respectiva categoria económica. Além de que a corporação tem de ser um organismo tecnicamente especializado, e não se vislumbra a possibilidade de satisfação a este imperioso requisito, quando se instituam corporações hipertrofiadas.

Mas, se a escassez do número se figura desvantajosa, a sua superabundância não o será em menor escola.

Percebe-se bem que, dividir o campo económico em secções tão apertadas que separem o milho do trigo, o ferro do cobre, ou a lã do algodão, é cair em defeito porventura mais grave que o anterior. Verificar-se-ia, agora, uma nefasta dispersão de actividades congéneres e fortemente solidárias entre si, com todos os prejuízos para o efeito da sua necessária harmonia e duma benéfica regulamentação de conjunto, que são pedras de toque num regime corporativo. E não deve ignorar-se, também, que uma exagerada cifra de corporações, só pelo facto do número, diminui logo a categoria de cada corporação como organismo nacional, pois que a sua banalidade e pulverização na órbita do Estado retira-lhe o prestígio próprio duma grande instituição de carácter público.

Como em outra ocasião já disse: «As corporações nem devem ser tantas que se diluam na comunidade nacional, nem tão poucas que possam comprometer o equilíbrio de forças no seio do Estado».

Mais uma vez, é no meio que está a virtude, porque a integração corporativa, segundo o critério dos grandes ramos da produção, situa-se inegavelmente entre os dois extremos analisados e permite, como já se asseverou, enquadrar num sistema de forças equilibrado todo o complexo das actividades económicas.

Por certo que o processo não é inteiramente isento de defeitos. Basta dizer que para certo número de casos, não haverá possibilidade de respeitar simultaneamente todas as relações de instrumentalidade e de complementaridade que ligam as diversas empresas participantes num grande ramo da p rodução. O segredo, aí, residirá na sábia mensuração do valor das afinidades que se chocam, para só depois nos decidirmos por umas em detrimento de outras.

Mas o critério integrador dos grandes ramos da produção é também suficientemente elástico e maleável para facilitar os ajustamentos indispensáveis, circunstância que atenua os inconvenientes mencionados. E nisto se mostra em inteiro acordo com o sistema corporativo, essencialmente respeitador dessa patente