A fraca incorporação do trabalho não é, porém, característica específica da indústria de conservas. Verifica-se, infelizmente, em outros sectores, nomeadamente da exportação, como os da cortiça e dos resinosos. Para a indústria das conservas de peixe, as relações com a pesca constituem a mais forte das suas dependências internas. Por sua vez, também à indústria da pesca não é indiferente a actividade da indústria de conservas: esta é a mais segura garantia de rendabilidade da pesca.

Em Portugal a indústria de conservas 1 não vai ao mar em busca da sua matéria-prima principal. Mesmo quando uma empresa conserveira se dedique também à actividade piscatória, a sardinha colhida nas suas redes irá, obrigatoriamente, engrossar o monte da lota.

Temos assim duas actividades totalmente independentes: uma adquire a matéria-prima para a transformar e vender ao consumidor de conservas - como se verá, na sua quase totalidade estrangeiro; a outra actividade dedica-se à obtenção dessa matéria-prima, que entregará pela maior oferta que se verificar em leilão livremente disputado entre a indústria de conservas e os abastecedores do consumo interno.

Para caracterizar o mecanismo da aquisição de peixe pela indústria deve registar-se ainda que a pesca se distribui irregularmente ao longo da costa - em cada safra, o maior ou menor abastecimento dos centros conserveiros está à mercê da movimentação dos cardumes. Este facto é, por sua vez, uma das causas daquela falta de solidariedade que se verifica entre a indústria instalada nos vários centros; em lugar de uma rede de produção nacional, com objectivos e interesses comuns, temos, na prática, um amontoado de indústrias regionais concorrentes. Os volumes dia pesca e a sua distribuição pelos dois utilizadores do peixe constam do quadro VI.

1 O exame da interdependência far-se-á apenas quanto à indústria de conservas de sardinha em azeite ou molhos. Também quando nos referimos a pesca englobamos somente a da sardinha pescada pelas artes insólitas aio Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha.

Quantidade e distribuição da pesca da sardinha efectuada pelas artes inscritas no Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha

(Unidade: tonelada)

(ver tabela na imagem)

(Fonte: elementos fornecidos pelo Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha).

O comportamento dos diversos centros registou-se no quadro VII.

(Unidade: tonelada)

(ver tabela na imagem)

(Fonte: elementos fornecidos pelo Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha).

As variações do volume da pesca e a maior ou menor incidência da procura interna originam contínuas oscilações dos preços, não só de centro para centro, mas também dentro dos próprios centros, como se verifica no gráfico junto, construído a partir dos valores fornecidos pelo Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha.