principais compradores se deteriore a ponto de os forçar à suspensão da liberalização. A marcha, embora lenta e não falha de perigos, é sobre a convertibilidade geral das moedas; é, por consequência, feita no sentido da supressão das barreiras administrativas.

Nestas condições, os grandes mercados europeus e, também por maioria de razão, o mercado americano estão abertos. Esta situação não é artificial nem precária: consequência da expansão económica geral, apresenta-se com carácter de crescente estabilidade.

Isto significa que os mercados comprarão a quem melhor saiba tentar o consumidor e a quem, depois, menos o desiluda.

As razões de troca. O poder aquisitivo das conservas de sardinha em relação a alguns produtos importados - A evolução geral dos preços médios de exportação das nossas conservas de sardinha. Da análise da evolução das nossas razões de troca no período de 1938-1954 extrai-se a indicação da sua tendência favorável, se bem que com fases de nítida flexão. Confrontando as razões de troca gerais com os razões de troca referentes às conservas de peixe e às conservas de sardinha, verifica-se a partir de 1944 uma identidade no sentido da evolução, a par de uma maior valorização unitária destas últimas.

Razões de troca

(ver tabela na imagem)

(a) Cálculos sujeitos a rectificação por 10 balearem em números provisórios. Para se dar uma visão mais real do seu poder aquisitivo, sintetizaram-se no quadro XVIII os resultados do cálculo do volume de conservas de sardinha

que seria preciso exportar para se adquirir uma tonelada de alguns dos mais importantes produtos da nossa importação.

Quantidade de conservas de sardinha necessária para adquirir 1 t de alguns dos artigos fundamentais da nossa importação

(ver tabela na imagem)

(a) Cálculos sujeitos a rectificação por se basearem em números provisórios.

O quadro XVIII patenteia de forma evidente o desequilíbrio existente quando se trata de produtos de importação com apreciável valor adicionado pela actividade industrial, como é o caso, por exemplo, dos automóveis.

Este desequilíbrio, que não caracteriza apenas a indústria de conservas, mãe algumas das nossas principais indústrias de exportação, foi já salientado quando se referiu a diminuta participação da indústria de conservas na formação do produto nacional. Se nos ocuparmos um pouco mais demoradamente do estudo dos preços médios de exportação das conservas de sardinha, concluiremos pela verificação das seguintes fases:

1.ª Evolução ascendente a partir de 1939, a culminar em 1943 com um máximo - 20 contos por tonelada -, valor jamais alcançado no período de observação; Evolução descendente até 1948;

2.ª Evolução descendente até 1948;

3.ª Evolução ascendente até 1950;

4.ª Evolução descendente Até 1953 1;

1 Em 1954 houve uma ligeira recuperação.