Os números referentes ao mercado belga:

(Ver tabela na imagem)

(a) importação em toneladas.

(b) posição do país fornecedor, expressa em percentagem da quantidade total Importada na Bélgica.

Quadro XXVI

(Ver tabela na imagem)

(a)Importação em toneladas.

(6) Posição do país fornecedor, expressa em percentagem da quantidade total importada na Bélgica.

(Ver tabela na imagem)

Observações.- Os preços das conservas jugoslavas parece não terem relação com o valor de custo, por serem oferecidas, em regime de monopólio de exportações, em bases estranhas & economia do produto.

Levam a concluir que às conservas de sardinha apenas cabe cerca de 30 por cento do consumo total de conservas de peixe naquele mercado. E, por isso, muito provável que uma campanha de propaganda junto do consumidor belga possa, com facilidade, elevar aquela percentagem.

Portugal domina indiscutivelmente o mercado belga, cabendo-lhe nos últimos dois anos 94 por cento e 87 por cento da percentagem de conservas de sardinha consumida. O restante distribui-se por todos os- outros países em partes insignificantes.

É de registar a perda de posição que o Marrocos Francês vem sofrendo neste mercado. A observação deste facto fez-nos admitir que o caso da Bélgica fosse um daqueles em que se verificasse o dumping por parte do comércio português a que alude o autor da proposta em exame. Organizou-se, por isso, o quadro XVII, que permite examinar a evolução dos preços da sardinha no mercado belga. Os números obtidos demonstram que o comércio português tem diminuído nos últimos anos o écart entre os preços das sardinhas portuguesa e marroquina, mas que, apear disso, até hoje manteve sempre os preços da sardinha portuguesa acima dos praticados pela indústria marroquina. Não se pode,- assim, falar de dumping. Deverá, antes, apresentar-se o mercado beiça como exemplo do que pode fazer a nossa indústria ' quando resolve vender um produto de melhor qualidade a preços de concorrência. O mercado italiano é do maior interesse para as conservas portuguesas em azeite ou molhos.

A nossa posição nesse mercado engrandeceu-se nos últimos anos se olharmos o seu valor absoluto; já quanto à posição relativa de fornecedores, a situação se não apresenta estável. Os quadros que se seguem sugerem que alguma coisa é mister fazer para nos assegurarmos