da posição que nesse mercado nos pode pertencer, não só como fornecedores de sardinha mas também de atum, anchovas e outras espécies.

(Ver tabela na imagem)

(Fonte: estatística italiana).

(a)Importação por toneladas.

(b)Posição do país fornecedor, expressa em percentagem da quantidade total importada na Itália.

(Ver tabela na imagem)

(a)Importação em toneladas.

(b) Posição do país fornecedor, expressa em porcentagem da quantidade total Importada na Itália .

(Fonte: estatística italiana). Terminar-se-ão as referências sobre a capacidade dos mercados tradicionais com algumas notas sobre os Estados Unidos.

E conhecida a capacidade deste mercado. Para nós, a sua grandeza não constitui, no entanto, uma condição inteiramente favorável: a prospecção e as campanhas de propaganda obrigam ao dispêndio de elevados capitais; por outro lado, essas campanhas só poderão lançar-se quando dispusermos de quantidades suficientes para alimentar continuamente a procura que virão a despertar; acresce ainda que a organização comercial a estabelecer variará segundo as características de cada estado componente.

Temos, portanto, tudo a fazer. E vale a pena fazê-lo, porque são boas as perspectivas.

Mas a expansão das Tendas para os Estados Unidos fará surgir, com acuidade excepcional, o problema da organização interna: se quisermos vencer nesse mercado, não poderemos continuar a pulverizar a nossa exportação num sem número de marcas que, isoladas, não disporão das quantidades suficientes para interessar o comércio e o consumo. Antes de aos abalançarmos às despesas de propaganda, este aspecto terá necessariamente que ser resolvido.

Dispõem os Estados Unidos de importante produção própria. Nenhum mal daí virá: em parte beneficiaremos da propaganda que os produtores do Maine façam das suas conservas de sardinha, se soubermos aproveitar--nos dessa propaganda.

Já de certo modo se poderá considerar perigosa a posição, bem consolidada, que produtos similares concorrentes, como o brisling, têm mo mercado:

(Ver tabela na imagem)

(a)Importação em toneladas.

(b) Posição do país fornecedor, expressa em percentagem da quantidade total Importada nos Estados Unidos da América.

(Segundo a estatística americana).

(Ver tabela na imagem)

(a)Importação em toneladas.

(b) Posição do país fornecedor, expressa em porcentagem da quantidade total Importada nos Estados Unidos da América.

(Segundo a estatística americana).

E é curioso salientar que a preferência dada as conservas congéneres de origem norueguesa não se baseia no seu melhor preço, como se verifica no quadro XXXII.

(Ver tabela na imagem)