Discurso pronunciado por Sua Excelência o Presidente da Câmara Corporativa, quando da visita que o Senhor Presidente Eleito dos Estados Unidos do Brasil fez à Assembleia Nacional e a esta Câmara, em 23 de Janeiro de 1956.

Sr. Presidente Eleito dos Estados Unidos do Brasil: não quis V. Ex.ª, nesta sua tão curta mas tão expressiva visita ao nosso país, deixar de dar à casa da representação nacional a honra da sua presença.

O Sr. Presidente da Assembleia Nacional acaba de exprimir a V. Ex.ª os votos dos Srs. Deputados, da Nação, que a representam na sua indestrutível unidade espiritual e política.

Pela minha voz -e eu sinto neste momento as responsabilidades da representação que ostento e da missão que ela me impõe- são os Procuradores das forças morais, espirituais e económicas da Nação -dos que meditam e rezam, dos que estudam, investigam e abrem novos caminhos ao pensamento e à acção e dos que, ou em posições de comando e direcção ou em trabalho e esforço modesto, mas igualmente conscientes da sua dignidade e do seu valor perante ela, trabalham na terra, no mar e nas oficinas para o seu bem-estar económico-, são, numa palavra, os representantes dos elementos vivos da sua estrutura que vêm manifestar a V. Ex.ª os seus agradecimentos e formular os seus votos sinceríssimos, de felicidade.

Eles vêem na amizade luso-brasileira, mais do que mero facto da política externa, mais ainda do que um elemento daquela obra de paz e cooperação entre as nações que para todas é, além de imperativo moral; condição necessária para que as forças admiráveis, mas terríveis, que a ciência e a técnica puseram ao serviço do homem sirvam realmente a Humanidade em vez de a destruírem.

Eles vêem aquela amizade como a expressão necessária de realidades históricas e sociológicas que dominam a vida das nossas duas pátrias. Todos querem dizer a V. Ex.ª quanto amam a terra irmã do Brasil e como -pêlos sentimentos que lhes estão no sangue e são inseparáveis da sua consciência de português e pelos laços de ordem espiritual, económica e tantas vezes também de ordem familiar que a Ela os prendem- vivem e sentem tudo o que lhes diz respeito. Todos querem enfim exprimir a V. Ex.ª - com o respeito e admiração pessoal que seus reconhecidos méritos impõem - que fazem votos por que sob a suprema magistratura de V. Ex.ª o Brasil prossiga na senda de progresso e de glória que lhe está traçada e continue a ser com Portugal, neste momento crucial da história do Mundo, portador da mensagem lusa, exprimindo, na mesma, linguagem, a alma comum.