Trigo ................ l 800 kg

Batata ............... 11 000 kg

Batata................ 12 000 kg

Milho ................ l 500 kg

Amendoim ............. 5 000 kg

Cevada ............. l 800 kg Na região a propriedade está extremamente dividida. Cerca de 70 por cento dos prédios têm uma superfície inferior a l ha.

Nestas condições, a exploração é predominantemente de conta própria e a empresa agrícola do tipo familiar imperfeito.

Cerca de 90 por cento da população rural dedica-se à exploração de terras, ocupa-se também com o trabalho nas salinas, seca de bacalhau, pesca, comércio, etc., o que não é, porém, suficiente para absorver toda a mão-de-obra, pelo que são já correntes as deslocações periódicas da região, trabalhando na cultura do arroz no vale do Sado, etc., e a emigração. Dada uma ideia geral das condições naturais e aspecto social da região, vejamos como no projecto se justifica a orientação estabelecida. Diz-se:

De harmonia com o conceito de exploração familiar, pretende-se instalar nos núcleos considerados explorações agrícolas cujo rendimento possa prover à manutenção da família e cobrir os encargos anuais relativos à amortização do casal e resultantes da obra de colonização.

Todavia, o facto de existirem algumas pequenas manchas onde se não julga como melhor solução a instalação de casais agrícolas leva a prever a constituição de glebas de regadio subsidiárias de exploração vizinhas deficitárias.

Não se tem a pretensão de considerar resolvido com esta medida o problema agrário da Gafanha, visto que o número de glebas previstas neste projecto - 207 - representa apenas ligeiro contributo para melhorar as condições de vida das referidas explorações. Já nos referimos às várias classes, consideradas em função da produtividade do terreno. Poderia admitir-se que os casais teriam superfícies variáveis com à riqueza dos mesmos.

O projecto, porém, diz:

Todos os casais projectados do mesmo tipo serão constituídos por terrenos com igual superfície cultivável, qualquer que seja a sua classe de aptidão.

E justifica-se este critério dizendo-se que:

... as diferenças de produtividade nas várias classes de solos só nos primeiros anos são bastante acentuadas e atenuam-se à medida que os terrenos atingem a maturação. Ora a o maturação» em terrenos desta natureza, que se prevê atingir-se de dois a cinco anos em terrenos de l.ª classe e de oito a dez anos nos de 3.ª, é função da matéria orgânica que neles for incorporada. Tem a seu favor a região o ser fácil obter matos na» vizinhas matas nacionais e até dentro do perímetro considerado e de se dispor dos (moliços da ria de Aveiro.

No entanto, dado o grande emprego dos moliços que se faz na região e o notório decréscimo da flora marinha - e julga-se indispensável averiguar das causas que o originam e actuar no sentido do seu revigoramento, pela extraordinária importância que oferece -, o estudo baseia-se no enriquecimento dos terrenos através da matéria orgânica constituída por estrumes, estrumes artificiais, moliços e sideração.

E, assim, o projecto considera para todos os casais uma estrumação de fundo na base de 110 t por hectare e anual de 60 t por casal.

As áreas previstas como necessárias para a sementeira intensiva d e mato e que reúnem as condições para o efeito são as seguintes:

(a) Inclui a superfície destinada a glebas subsidiárias de explorações agrícola» particulares já existentes.

Diz-se no projecto:

A grande massa de pinhal que se estende desde o norte da Gafanha até quase à Figueira da Foz terá de ser explorada tendo em vista intensificar a produção de mato sob coberto dos pinheiros, de modo a assegurar a produção da matéria-prima destinada ao fabrico dos estrumes que supram a falta de moliços.

E acrescenta-se:

É de facto imprudente pensar-se em aproveitar agrìcolamente extensões hoje incultas, mas cultiváveis, contando apenas com os actuais recursos em matéria orgânica (estrume de curral e moliço); é indispensável ter garantida a produção de mato» para tornar possível a cultura, sobretudo das zonas ainda incultas. A orientação geral do projecto é expressa nas seguintes conclusões: Estabeleceu-se que, à semelhança dos terrenos já cultivados na Gafanha, a superfície do casal seria totalmente explorada em regadio, pois pareceu conveniente dotar os casais com o máximo possível de gado, a explorar em função mista de trabalho e leite; A fim de promover o completo aproveitamento das forragens produzidas no casal, considerou-se a técnica da ensilagem;

c) Estabeleceu-se o plano de exploração, de harmonia com o cultivo regional, calculando-se a distribuição dos salários e das jeiras pêlos vários meses, de forma a averiguar-se da viabilidade económica e do equilíbrio desta exploração;

d) A partir destes elementos apuraram-se as receitas e despesas da empresa e compararam-se com as despesas inerentes à manutenção da família empresária, acrescidas dos encargos resultante» da colonização.