As obras complementares da colonização de interesse geral: 45 km de estradas e 61,5 km de vias de acesso; os dez aldeamentos, com a seguinte distribuição:

(a) 4 casais são dispersos.

compartimentação; canal de drenagem com 3 km de extensão; move chafarizes, para o abastecimento de águas, estão orçadas em 6:784.280$. Não figuram no orçamento geral as verbas destinadas a edificações de carácter social, que terão a seguinte distribuição: Os encargos previstos no projecto são, em resumo:

Verbas reintegráveis . .

Verbas não reintegráveis .

Arredondamento . . . .

com a seguinte discriminação: Verbas reintegráveis:

Alfaias......... Verbas não reintegráveis:

Implantação de casais . . .

Compartimentação ....

Administração e fiscalização das obras..... Exposto o problema nas suas linhas gerais, parece poder concluir-se que o empreendimento tem viabilidade técnica, já comprovada com os resultados da

exploração, ainda que em número de anos limitado, dos casais da l.a fase.

Trata-se do aproveitamento de terrenos de pinhal ou incultos pertencentes ao Estado e às juntas de freguesia, pelo que a sua utilização não suscita dificuldades de ordem local. Na abundância e facilidade de aproveitamento da água e nos recursos locais para obtenção das grandes massas de matéria orgânica indispensáveis à transformação das areias em terras de cultura assenta o interesse técnico do projecto.

Há que transformar, especialmente nos núcleos i e iii, tal como se está realizando para os casais que figuram na i parte, terreno de fertilidade muito reduzida em meio de cultura intensiva. A experimentação local e os resultados registados em condições semelhantes na Aguçadoura (Póvoa de Varzim) permitem admitir que, estando as terras em «maturação», sejam atingidos os rendimentos unitários a que o projecto alude para as culturas consideradas.

Afigura-se à Câmara que haverá que ser observado com a maior cautela o equilíbrio entre as fontes de obtenção de matéria orgânica e as necessidades de cada casal, explorado como tem de ser em regime de cultura intensiva de regadio. Quer no período de formação das terras, quer quando se atinja a sua «maturação», caberá aos matos fornecer a contribuição mais importante para este fim.

Entende a Câmara que deverá ser acompanhada atentamente a evolução verificada nos casais da l.a fase já em exploração, para que dos ensinamentos colhidos se introduzam no projecto da 2.a fase as alterações que se imponham, mesmo que haja de alterar em alguns pormenores o plano geral estabelecido.

E não lhe repugna aceitar, sem se modificar a estrutura prevista para o casal e se as circunstâncias o aconselharem, um arranjo, a título temporário, no sentido de aumentar as possibilidades do aproveitamento de matos e de no mais curto prazo de tempo dar às terras a fertilidade indipensável. Porque empreendimentos da envergadura e natureza do da Gafanha, se bem que necessitem de ser rodeados de todas as precauções, precisam de ser conduzidos com ritmo o mais rápido possível.

E, se bem que não passe, de momento, de simples apontamento, afigura-se-nos que, dadas as condições naturais propícias e a proximidade de mercados com larga aceitação e apreciável poder de compra Aveiro, ílhavo, a própria Gafanha da Nazaré e, ainda que mais longe, o Porto e Coimbra , não é totalmente descabido admitir que parte da exploração de alguns casais possa vir a ser dirigida para a cultura hortícola, «primores» e floricultura, produtos estes dum rendimento muito mais apreciável.

Pelas características especiais dos terrenos, este empreendimento da Gafanha oferece maiores dificuldades. Não se trata apenas de colonizar uma zona. Há que preparar o meio natural que permita o êxito da colonização. No n.° 23 transcreveram-se do projecto os elementos que se referem aos resultados económicos dos casais nos três núcleos considerados, no período de plena produção, que se admite seja atingido entre dois a dez anos depois de iniciada a exploração, conforme as classes dos terrenos.

Atribui-se a cada unidade de consumo o valor anual de 3.000$, e, como a família é constituída por 4,5 uni-