Lembra a Câmara Corporativa, a propósito, e como referência, que os Estados Unidos da América também têm uma lei das obras de fomento hidroagrícola que contém a dispensa dos juros, como no caso limite da lei prevista para o regadio nacional. Mas ali o reembolso é feito no total da despesa expressa em contratos e em quarenta anos.

Sem se poder afirmar que na América não haja descontentes da lei do fomento hidroagrícola, a verdade é que ela é ali o regime jurídico de mais de 9 milhões de hectares beneficiados 1 (donde boa parcela do Mundo tem recebido sustento) e que foi o próprio Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América quem estimulou o Congresso,, recomendando que este promovesse a realização de obras de rega, classificadas, como do bem comum 2. E assim as obras de fomento hidroagrícola americanas são «realizadas não tanto para irrigar como para constituir lares; nem tão-pouco realizadas para levar o benefício a uns tantos, fazendo-os ricos com o dinheiro de todos; elas têm o objectivo de criar as condições necessárias para que as terras sejam beneficiadas e entregues aos braços trabalhadores dos pequenos proprietários, de modo que eles e as suas famílias possam ter o necessário para se alimentarem e viverem com o conforto e os direitos de todo o cidadão americano 3.

A proposta de lei em estudo coutem a possibilidade de uma ajuda aos proprietários das terras beneficiadas pelas obras hidroagrícolas que bera pode ser classificada de muito grande; e tão grande que só na lei portuguesa vigente ela é ultrapassada.

Contém, ainda, duas grandes vantagens sobre a Lei n.º 1940: uma psicológica, outra real. A primeira é a do estímulo dado ao beneficiário, porque ele sabe explicitamente que o Estado poderá comparticipar de graça na beneficiação das suas propriedades até metade da despesa da obra; a outra, porque assegura ao Estado a certeza de receber pelo menos metade do que despendeu, com cobrança firme, embora, s possivelmente, sem juros.

A Câmara Corporativa concretiza o que fica dito.

Há no plano da Hidráulica Agrícola três obras que servem para a exemplificação. São a de Silves, que beneficia 1900 ha, de custo médio por hectare igual a 62 contos; a de Campilhas, que beneficia 1935 ha, de custo médio por hectare igual a 45 contos, e a do Sorraia, que vai beneficiar 16 160 ha, de custo médio previsto por hectare igual a mais de 29 contos (29.343f).

Toma-se a obra do Sorraia para a exemplificação por ser a de menos custo por hectare e, assim, a menos saliente nos resultados de confronto.

Hipóteses:

Para 2,5 por cento (taxa actual de desconto do Banco de Portugal) - 0,02965 x

x 237 020 = 7027 contos, ou, em média por hectare, 435$.

Para 1 por cento - 0,01902 x 237 020 = 4508 contos, ou, em média por hectare, 279$.

Sem juro = 3160 contos.

Tais valores são a anuidade firme a pagar pelos beneficiários da obra do Sorraia em setenta e cinco anos, nas hipóteses dos juros indicados, a qual será repartida pelos interessados conforme o plano preparado pelas as associações, observados os critérios da alínea f) da base XVIII.

O que os beneficiários têm de pagar, caso por caso,, está subordinado à mais-valia. Esta, como já se disse e consoante o critério da antiga Junta Autónoma das Obras de Hidráulica Agrícola, é igual à diferença de rendimentos de propriedade depois e antes das obras.

Os rendimentos de propriedade são definidos como a diferença entre o valor da produção e a soma das parcelas: despesa efectiva, contribuição e encargo do capital de exploração.

Na despesa efectiva conta-se a soma das parcelas: despesa de cultura, encargo de renovação do material e das instalações e taxa de exploração e conservação.

A dedução da contribuição faz-se aplicando a percentagem legal ao rendimento colectável, sendo este igual à diferença entre o valor da produção e a soma das parcelas: despesa efectiva, taxa de rega e beneficiação (para o máximo previsto na lei), a corrigir depois em função da mais-valia.

O encargo do capital de exploração computa-se era 5 por cento da soma da despesa efectiva com a contribuição.

O valor da produção, para depois da obra, inclui a receita da energia hidroeléctrica sobrante das necessidades, da própria obra.

A aplicação, com base nos elementos obtidos dos serviços especializados da Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, da repartição de estudos agronómicos e económico-sociais, desenvolve-se como segue:

2) Depois da obra (previsto): Antes da obra:

Renovação do material e Depois da obra:

Taxa de exploração

2 Water Resources Lax, vol. 3.º, 1950. p. 182.

3 Idem, idam, p. 218.

1 59,7 por cento do valor da produção agrícola.

2 10 por cento da despesa de cultura.

3 68,7 por cento do valor da produção agrícola.

4 15 por cento da despesa de cultura.

5 Valor aconselhado pela experiência.