regalia de que muitos têm aproveitado. Além disso, têm facilitado aos organismos circum-escolares a aquisição de assinaturas sem carácter nominal, de que esses organismos fazem aproveitar o maior número possível de associados, substituindo, de concerto para concerto, os respectivos beneficiários. Extremamente valiosa é também, a actividade desenvolvida no domínio cultural pelos organismos circum-escolares com fins estatutários, multiformes. Merecem especial referência, entre esses organismos: em Coimbra, a Associação Académica, o Centro Académico de Democracia Cristã e os Centros Universitários da Mocidade Portuguesa e da Mocidade Portuguesa Feminina; em Lisboa, os Centros Universitários das mesmas organizações, a Juventude Universitária Católica e as Associações de Estudantes das várias escolas superiores (Direito, Ciências, Instituto Superior Técnico', Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, Instituto Superior de Agronomia, Escola Superior de Medicina veterinária, Instituto Nacional de Educação Física e Instituto Superior de Estudos Ultramarinos); no Porto, o Centro Universitário da Mocidade Portuguesa, a Juventude Universitária Católica e a Associação Académica da Faculdade de Farmácia.

A acção que todos estes organismos têm exercido at ravés de empreendimentos esporádicos, ou mesmo periódicos, não pode ser aqui assinalada, por demasiado vultosa. Todos eles têm promovido -uns mais, outros menos, consoante as suas possibilidades financeiras e o maior ou menor zelo dos seus dirigentes- conferências culturais, cursos de divulgação científica, sessões de estudo, visitas e excursões de estudo, sessões de cinema cultural, concursos literários, jogos florais, concursos de fotografia e desenho, exposições de pintura, etc. E a isto acrescem as iniciativas dos organismos femininos, com os seus cursos de culinária, corte, costura, tecelagem, cerâmica e arte aplicada.

Há um empreendimento de carácter esporádico que não deve, porém, deixar de ser assinalado: o I Congresso Nacional da Juventude Universitária Católica, levado a efeito em Abril de 1953. Pelo elevado número dos participantes, pela soma e valor das comunicações apresentadas, pela colaboração interessada dos professores e pela transcendência das conclusões votadas, esse Congresso ficou assinalado como uma das mais brilhantes iniciativas culturais dos últimos tempos na vida universitária.

Latina, quase totalmente colaborado pelos estudantes universitários.

No Porto, finalmente, editam-se regularmente três revistas de estudantes: a revista Centro, órgão do Centro Universitário da Mocidade Portuguesa, que vai já no 8.º ano de publicação, e que tem sempre primado pela larga colaboração dos estudantes e bela apresentação gráfica; a revista Engenharia, dos estudantes da respectiva Faculdade; e uma outra revista, de recente data, dirigida pela secção de medicina do Centro Universitário.

Ainda como empreendimentos culturais de carácter permanente, sustentados por organismos consagrados a actividades indiferenciadas, merecem ser referidos: o Orfeão Misto da Universidade de Coimbra e o Curso de Iniciação Teatral, dependentes da Associação Académica de Coimbra; o Centro de Estudos Corporativos e o Centro de Estudos Ultramarinos, do Centro Universitário de Coimbra da Mocidade Portuguesa, o último dos quais já com dois volumes publicados de Temas Ultramarinos; os congéneres Gabinetes de Estudos do Centro Universitário de Lisboa, já atrás citados a propósito das excelentes revistas que publicam; o posto emissor Rádio Universidade, do mesmo Centro universitário; o Teatro Clássico da Universidade de Lisboa, dependente do mesmo Centro; o Cineclube Universitário, dependente do Centro Universitário do Porto da Mocidade Portuguesa, etc. Para todas estas actividades culturais dos organismos circum-escolares tem o Estado contribuído como generoso Mecenas, de há muitos anos a esta parte, com quantias avultadas, quer por intermédio do seu Orçamento Geral, quer por intermédio da Organização Nacional Mocidade Portuguesa e da Mocidade Portuguesa Feminina.

No Orçamento Geral do Estado para 1957 concede-se um subsídio total de 47.000$ as revistas culturais dos estudantes: 10.000$ à revista Estudos, 5.000$ à revista Scientia, 11.000$ à Revista dos Estudantes de Ciências Económicas e Financeiras, 11.000$ à revista Agros e 10.000$ à Revista dos Estudantes de Veterinária.

No mesmo orçamento aparecem consignados 250.000$ expressamente a visitas de estudo de várias escolas superiores: 50.000$ à Faculdade de Engenharia do Porto, 50.000$ ao Instituto Superior Técnico, 60.000$ ao Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, 80.000$ ao Instituto Superior de Agronomia e 20.000$ à Escola Superior de Medicina Veterinária.

Sob a epígrafe de «Subsídios às organizações circum-escolares», confere o mesmo orçamento as actividades indiferenciadas das associações académicas, no corrente ano económico, várias verbas, que somam, um total de 241.000$: 16.000$ a disposição da Direcção-Geral do Ensino Superior, 105.000$ à disposição da reitoria da Universidade de Coimbra, 50.000$ à disposição da reitoria da Universidade do Porto, 50.000$ à disposição do director do Instituto Superior Técnico e 20.000$