Agricultura, silvicultura e pecuária a) Estudo e aproveitamento dos meios de obtenção de água doce. - A pesquisa e captação de águas subterrâneas, especialmente nas zonas áridas, tem fundamental importância. Os trabalhos executados no baixo Cunene e Cuamato e na zona costeira paru abastecimento das pescarias mostram a conveniência de prosseguir a obra realizada.

O fornecimento de água às populações indígenas e a dessedentação dos gados e ainda a pesquisa de água ao longo da» li nhã & férreas são uma necessidade tão evidente que dispensa profusa justificação.

Os resultados obtidos aconselham o prosseguimento deste empreendimento, para o que se prevê uma verba de 3000 contos. b) Fomento agrário e florestal. - A verba destinada a fomento agrário será aplicada de fornia a visar o rápido aumento da produção agrícola, tanto europeia como indígena, e a evitar as consequências desastrosas, para a produção e para o solo, de deficientes técnicas de cultivo.

A recente reorganização dos serviços de agricultura fornecerá os meios permanentes de actuação, mas por força do Plano far-se-á um esforço especial no caminho da solução de tais problemas. O programa, que depois será pormenorizado, compreende a ocupação técnica do território, estabilização da agricultura indígena, defesa contra a erosão, assistência técnica, mecanização, determinação das culturas adaptáveis às regiões e condições económicas das explorações agrícolas.

Merece uma palavra especial a campanha iniciada, com prometedores resultados, da estabilização da agricultura indígena, que muito poderá contribuir para u aumento e disciplina da produção indígena, como já se verifica em alguns distritos, além de outros benefícios de ordem social.

No sector florestal não é possível empreender agora a obra definitiva de que carece Angola. Já reorganizados os serviços de florestas, publicar-se-á em breve a nova legislação florestal, de que se espera obter melhoria do conservação do revestimento vegetal do solo e da exploração da floresta. Este Plano também só encara a imediata realização de alguns objectivos fundamentais que 'permitam retirar da nova legislação o devido proveito. c) Fomento pecuário. - O reconhecimento geral e o inventário do armentio é basilar para se poder avaliar do valor económico e perspectivas do futuro.

Os estudos, pesquisas e experimentação são essenciais para uma segura política de fomento pecuário.

A expansão pecuária deve basear-se nas explorações pecuárias ou agro-pecuárias, montadas em bases técnicas, contribuindo a pecuária indígena com fêmeas de stock.

O combate às epizootias não carece de ser justificado.

Tudo isto além de muitas outras medidas de fomento, exige da parte do Estado, além da acção normal dos serviços, um impulso decidido, para a realização do qual se inscrevem 100000 contos. Ser o local mais próximo do principal consumidor: Luanda;

2) Não comprometer o esquema dos aproveitamentos a realizar a montante.

A construção efectuar-se-á por fases, adaptando a produção às previsões do consumo.

Contando com a instalação da indústria do alumínio, a 1.ª fase representa um investimento de 700000 contos, para uma produção de 700000000 kWh de energia permanente e de 600000000 kWh de energia temporária, durante cerca de onze meses, a um preço médio muito baixo.

Na 2.ª fase, pelo aumento da queda, chegar-se-á à produção de 1800000000 KWh permanente» e 400000000 kWh temporários, com um investimento adicional de 500 000 contos.

Numa 3.º fase, com a regularização do caudal para 400 m3/s e a construção de barragens de grandes armazenamentos a montante, chegar-se-á a uma produção anual permanente de 3500000000 kWh.

A inclusão desta rubrica no Plano de Fomento destina-se apenas a consideração global de financiamento, visto ser executada por uma empresa particular.

gumas delas inscreve-se uma verba de 240000 contos. b) Minas. - Cada vez é mais acentuada a necessidade de conhecer os recursos minerais de Angola.

Ao Estado compete estimular o aproveitamento do subsolo, apressando a valorização das riquezas latentes, para o que há que intensificar os reconhecimentos e prospecção, contando gastar-se 30 000 contos neste hexénio. c) Pesca (estudo, planeamento e apoio á indústria da pesca). - A pesca e as indústrias derivadas do aproveitamento dos seus produtos têm na economia de Angula posição de destacado relevo.

Em 1956, o valor das exportações dos derivados da pesca (conservas, peixe seco, farinha e óleo) atingiu 322289 contos, cerca de 10 por cento do total das exportações da província nesse ano.

Mas para que esta indústria se desenvolva em bases sólidas e técnicas que permitam satisfazer as exigências dos mercados, é indispensável fazer estudos mais com-