O desenvolvimento dos Planos de Fomento e o progresso da província agravam cada vez mais o problema da falta de técnicos especializados.

A forma mais prática de os obter consiste em conceber bolsas de estudo, com o compromisso de prestação de serviço na província durante alguns anos. A verba de COOU contos permite iniciar este sistema. Construção e equipamento de instalações escolares Há ainda muito que fazer para que as escolas estejam instaladas nas condições pedagógicas indispensáveis, evitando as precárias instalações em casas alugadas, e para apertar a malha da ocuparão escolar, principalmente no ensino primário, incluindo o que hoje se chama rudimentar.

Os 150000 contos inscritos serão gastos de harmonia com um plano a estabelecer. melhoramentos locais

Participação no estudo, projecto execução de obras de interesse local Desde 1946 que se iniciou em Angola a política de comparticipação, que pode atingir 75 por cento do custo total no estudo projecto e execução de melhoramentos locais, considerando-se como taís abastecimento de agua ás povoações, fornecimento de energia eléctrica, esgotos e obras de saneamento nos centros urbanos, construção de bairros operários e de casas económicas.

Numerosas forma as obras já realizadas sob este regime de comparticipação cujo reflexo nas condições de vida dos aglomerados populacionais é considerável.

Há toda a conveniência não só em prosseguir, mas até em ampliar este sistema de fomentar o progresso dos centros urbanos, no qual se despenderão 100000 contos. Equipamentos dos serviços públicos O Laboratório de Engenharia Civil existente em Angola, conquanto já em actividade, não possui ainda as condições e apetrechamento indispensável para o muito que os múltiplos trabalhos e estudos em curso dele exigem. Julga-se que 20 000 contos serão neles gastos com grande utilidade.

Investimentos Conhecimento científico do território: Milhares

de contos Aproveitamento de recursos: Agricultura, silvicultura e pecuária: Estudo e aproveitamento dos meios de

b) Fomento agrário e florestal ................ 350 Produção, transporte e grande distribuição de energia eléctrica - Construção do 1.º escalão do aproveitamento hidroeléctrico no rio Cuanza P.M.

Participação na construção de redes de transporte e grande distribuição ............. 240 Povoamento Continuação da colonização do vale do Cunene (conclusão das obras de adaptação ao regadio na zona da Matala) ..................... 83

2. Desenvolvimento do colonato da Cela ........450

3. Aproveitamento hidro-agrícola dos vales do Cuanza e Bengo e obra de povoamento .........550

2. Transportes ferroviários: Transportes fluviais Obras fluviais e fluviomarítimas do Chiloango 60

6. Transportes aéreos:

a) Construção e melhoramento de aeródromos, pistas e radioajudas ........................... 60

2. Construção de equipamento de instalações escolares ....... 130