Melhoramentos locais Participação em obras de interesse local Não pode sofrer dúvidas a necessidade de actuar neste aspecto da vida das populações. O abastecimento de água aos centros populacionais, quer urbanos, quer rurais, é condição primária à melhoria do seu nível de vida.

Algum trabalho tem sido executado pelas verbas do orçamento normal ou outros fundos, mas ainda não foi possível encarar um programa metódico de construção que permita alcançar com segurança e rapidez objectivo de tanto interesse.

Há zonas da província onde as populações indígenas sofrem verdadeiros martírios para a obtenção da água simplesmente para beber, durante a estação seca, e para o baixo grau de pecuária doméstica existente actualmente muito contribui esta permanente dificuldade de obtenção de água.

Os pequenos centros urbanos também só poderão progredir se um programa conveniente de abastecimentos de água lhe permitir resolver uma dificuldade para a qual os recursos próprios pouco significam.

utarquias locais há ainda que só por si- dificilmente poderão resolver problema de tanta monta. Na rubrica considerada - de 100000 contos - está incluída a verba para, por comparticipação, atender a casos semelhantes.

Investimentos

I Conhecimento científico do território:

Milhares de contos

2. Estudos geológicos-mineiros ............... 20 Aproveitamento de recursos: Agricultura, silvicultura e pecuária: Fomento agrário, florestal e pecuário ..... 163

Continuação do aproveitamento Estudos do aproveitamento hidro-agrícola

e hidroeléctrico do Zambeze .................. 100 Continuação do aproveitamento hidro-agrícola do rio Limpopo e da obra de povoamento ........................... 400

2. Aproveitamento hidro-agrícola do rio Revué e obra de povoamento .................. 400

3.Povoamento baseado na cultura do chá ....... 75

3. Povoamento baseado na cultura do tabaco ... 50

2. Transportes ferroviários:

a)continuação do caminho de Moçambique ........ 100

a) Ampliação do porto de Lourenço Marques ..... 115 Transportes aéreos: melhoramentos em aeródromos ................ 100

2. Construção e equipamento de instalações hospitalares e congéneres .................... 210 Melhoramentos locais:

1 Participação em obras de interesse local .... 100

Generalidades

1.A localização geográfica do Estado da Índia, cujo maior distrito é situado em cerca do paralelo 15º de latitude norte, define-lhe um ambiente de características tipicamente intertropicais, com elevadas precipitações na época das chuvas e altas temperaturas em quase todo o ano. A sua economia, que tradicionalmente, e até há bem pouco tempo, tem sido de base agrícola, é assim fortemente influenciada pela existência de um ambiente físico, onde predominam altos teores de humanidade.

O meio humano, em que a religião domina totalmente as condições sociais e económicas dos vários agrupamentos, tem também características próprias, totalmente dissemelhantes das províncias africanas ou do ambiente metropolitano.

Por outro lado, a posição geográfica-política desta nossa província do Índico, frente a um verdadeiro continente povoado por algumas centenas de milhões de indivíduos, tem ditado, em condições normais, muitas das suas soluções de carácter económico e é causa da sua produção. A produção agrícola do Estado da Índia é damentalmente constituída pelo coco, pela areca, pelo arroz e, em menor escala, pela castanha de caju.

O coco e a areca eram usualmente exportados para a União Indiana, que comprava toda a produção; a castanha de caju, industrializada localmente, serve vários mercados externos especialmente o americano e a produção de arroz, é totalmente absorvida pelo consumo local, uma vez que o arroz constitui o alimento basilar da população. Anualmente são ainda importados 10000t a 20000t deste cereal, pois que a produção local não chega para a satisfação das necessidades de consumo interno.

A situação política criada ao Estado da Índia pela União Indiana modificou a posição dos mercados tradicionais e tornou necessário procurar outra colocação para a produção agrícola, com dificuldades muitas vezes graves.

No Campo Silvícola o estado da Índia é uma região rica, mas a exploração florestal tem sido quase exclusi-