A secção não pode deixar de dar a sua aprovação ao que se propõe, e, sem deixar de ter em, conta outras necessidades de manifesta urgência nos demais sectores da vida do País, de fazer votos para que o projecto, na sua plenitude, possa ser executado o mais rapidamente possível. Se bem que não se trate precisamente de um investimento de base, parece-nos que seria este o momento de fazer referência a um aspecto fundamental para o fomento da agricultura a que o projecto não alude - o crédito agrícola, nomeadamente na modalidade individual.

Na realidade, afigura-se à secção que se deve considerar, a par com as realizações materiais previstas no projecto, o crédito agrícola e a comercialização dos produtos. Vai-se ao ponto mesmo de dizer que, se por um lado a valorização do solo e o incremento da produção devem constituir um grupo de objectivos, outro grupo não menos importante, dada a fragilidade de meios da parte mais numerosa dos produtores, será constituído pelo amparo económico - crédito agrícola, armazenagem e distribuição dos produtos. Dá o projecto largo e merecido desenvolvimento ao problema de armazenagem, fulcro da distribuição e comercialização.

Mas, por se considerar fora do âmbito do plano, apenas se alude ao crédito através do que é concedido pela Lei dos Melhoramentos Agrícolas.

Por isso parece não ficar deslocado o seguinte pequeno comentário.

Segundo o relatório de 1957 da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, os financiamentos a organismos corporativos e de coordenação económica têm evoluído da seguinte forma:

Contos

o que tem permitido a sua larga intervenção na regularização dos mercados.

Por sua vez, o crédito agrícola individual e mútuo através da Caixa Nacional de Crédito e das caixas de crédito agrícola mútuo é representado pelos seguintes números:

Contos

O quadro que segue mostra a distribuição destas importâncias, por províncias:

(a) Não inclui arrematações.

Se se examinar agora, por produtos, a forma como tem sido feito o auxílio financeiro pela Caixa Nacional de Crédito obtêm-se os seguintes números:

A posição dos empréstimos das caixas de crédito agrícola mútuo à lavoura no fim dos quatro últimos anos encontra-se retratada no quadro seguinte.