2.ª Concessão provisória - a partir do reembolso dos gados em espécie;

3.ª Concessão definitiva e início do reembolso do valor das obras de rega, da casa e dependências - a partir da liquidação do abono para mobiliário, alfaias agrícolas, sementes e insecticidas.

Os indígenas sem cidadania entregam ao Estado, para custeio dos encargos com a exploração do regadio, um quinto do valor actual das produções.

Quer no Limpopo, quer no Cunene, os reembolsos têm sido feitos com a maior regularidade e desde início, entrando o produto cobrado na tesouraria da província.

Sobre o assunto e, assim, sobre a economia destes colonatos, baseada na exploração da terra irrigada, parece ter interesse o registo dos apontamentos seguintes:

As primeiras famílias de colonos europeus instaladas no Limpopo e no Cunene chegaram aos colonatos em 1954.

No Limpopo, desde 1954 a 1956, o Estado abonou aos colonos instalados 1123 contos para mobiliário, alfaias agrícolas, sementes e insecticidas. O resultado económico da exploração individual permitiu aos colonos a amortização de 30 por cento logo no fecho do ano de 1956. No Cunene deu-se ocorrência semelhante.

As exploraçoes-base no Limpopo são: o trigo, com produções médias de 1400 kg por hectare e peso específico elevado; o algodão de fibra longa (egípcio), com médias de produção da casa dos 1100 kg por hectare; os alimentos para o agregado familiar, para venda local e em Lourenço Marques e para a recria de suínos e galináceos tem constituído apreciável fonte de receita do casal, e o gado bovino de leite e para abate em Lourenço Marques, cuja recria tem nos luzernais comunitários apoio valioso, explorados estes pelas associações de regantes.

A exploração do regadio é feita de modo intensivo, com duas colheitas na mesma terra e rotações, afolhamentos convenientes, apoiados na matéria orgânica dos gados estabulados e nas nitreiras das glebas.

No Cunene o regime da exploração é similar, somente o algodão de fibra longa foi substituído pelo tabaco tipo rodesiano e da Niassalândia, preparado em instalação de capacidade horária igual a 500 kg.

O algodão de fibra longa do Limpopo foi classificado pelo Centro de Investigação Científica Algodoeira (CICA), em Set embro de 1956, pelo modo seguinte:

O programa de colonização do Limpopo para a ocupação e exploração de 31 000 ha de regadio pode apresentar-se como a seguir se indica, quanto a despesas e áreas de regadio e sequeiro:

I Plano de Fomento Investimento total - 47 000 contos.

2) Colonos europeus - 250 famílias.

a) Terras irrigadas a 4 ha por família, mais 0,5 ha para luzernal comunitário ............................ 1 125

a) Terras de sequeiro para a recria de gados e culturas de pascigo, a 24 ha por família ............. 6 000 Colonos indígenas - 1930 famílias

II Plano de Fomento Investimentos Colonos europeus - 2750 famílias: Terras irrigadas, a 4,5 ha por família. ......... 12 375

c) Terras de sequeiro para a recria de gados e culturas de pascigo, a 24 ha por família ........... 66 000 Colonos indígenas - 1910 famílias: Fruição antes da cidadania, a 2 ha por família ...... 3 920

II) Complemento de I) a conceder depois de obtida a cidadania, 2,5 ha por família .......................... 4 775 Terras de sequeiro para a recria de gados e culturas de pascigos:

I) Fruição antes da cidadania, a 12 ha .............. 22 920