de onze aldeias de vinte e seis casas e mais nove casas isoladas, estando em acabamento mais três aldeias.

Segundo depoimento registado no Diário das Sessões n.° 37, de 16 de Abril de 1958, estão já instaladas 285 famílias de colonos, com 2111 pessoas.

auxílio do Estado.

Para a manutenção do agregado familiar até às primeiras colheitas o Estado concede o crédito, variável consoante as unidades de consumo, isto para os pequenos colonos.

O colono terá de pagar ao Estado a casa de habitação, todas as instalações agrícolas, terras, gado, alfaias agrícolas, móveis, etc., isto é, tudo quanto recebeu após a sua chegada ao colonato. A sua dívida para com o Estado é paga em 25 anuidades vencendo-se a primeira após ò terceiro ano de permanência no casal agrícola.

Como se depreende do que ficou dito, o colono nada paga ao Estado da despesa referente à viagem da sua terra de residência na metrópole até à Cela.

Pretende-se neste hexénio - como se diz no II Plano de Fomento - aumentar para 2000 o número de famílias do colonato. Para o efeito haverá necessidade de preparar 45 000 ha de terra, além das instalações, acessos, etc., e 450 000 contos se prevêm para o fim.

Em 22 de Novembro de 1957 foram apresentadas no Ministério do Ultramar propostas para a construção das obras das redes de drenagem, caminhos rurais e preparação de terras no colonato da Cela, em seguimento de concurso aberto para o fim de objectivo seguinte: Abertura de 10 km de colector primário de enxugo;

b) Abertura de uma rede de 250 km de valas secundárias de enxugo;

c) Abertura de uma rede de 700 km de valas de enxugo terciárias;

d) Lavoura e gradagem de 9 000 ha de terra pantanosa;

e) Derruba, limpeza, lavoura e gradagem de 18 000 ha de terra não pantanosa;

f) Derruba, e destroçamento com escarificador e amontoamento das lenhas respectivas em 18 000 ha;

g) Abertura e construção de uma rede de 700 km de estradas rurais para veículos de 7 t.

Quanto à despesa feita na Cela, já foi referido o montante de 178 000 contos, mas sem confirmação oficial. No parecer das Contas Gerais do Estado de 1955

(ultramar) encontra-se esta referência aos gastos do colonato da Cela: "A obra da Cela tem sido financiada por verbas de diversa origem. Não estão à vista as cifras relativas ao ano de 1955. Até meados desse ano, segundo nota recebida pelo relator das contas, o total gasto era da ordem dos 150 000 contos e havia despesas feitas por conta de colonos ainda não instalados e obras em curso que seriam acabadas por força de novos créditos abertos depois". Indústria da electricidade (Produção, transporte e grande distribuição) Eleva-se a cerca de 793 000 contos o valor do investimento do I Plano de Fomento, 16,3 por cento do total na modalidade da Lei n.º 2077 (quadro m), para a indústria da electricidade em Angola e Moçambique, assim parcelado 1: 10 000 contos de A) e b) estão incluídos no quadro III na rubrica "Irrigação".

29. Do conjunto de obras hidroeléctricas do I Plano de Fomento somente as da Matala são obras novas. Todas as outras já se encontravam em execução na entrada do Plano.

O aproveitamento hidroeléctrico da Matala tem por objecto a utilização do caudal do Cunene, regularizado por albufeira de 90 000 000 m3 e de futuro por albufeiras das cabeceiras do rio, previstas no projecto em execução.

O equipamento da 1.ª fase é de dois grupos de 17 000 k VA cada e a energia é transportada para Sá da Bandeira, a 150 kV, em linha de 168 km, e de Sá da Bandeira para Moçâmedes, a 60 kV, em linha de 161 km, autorizada em 1954 sob proposta da Inspecção-Geral do Fomento.

A produção da 1.ª fase foi avaliada em 69 GKWh, mas para o fim é indispensável a interligação ao Biópio e a Cambambe, de modo a valorizar a energia temporária.

As obras das Mabubas, destinadas ao abastecimento de energia a Luanda, foram aprovadas em 1944 e inauguradas em 1954, na sua 1.ª fase, estando em acabamento a 2.ª fase, indo o conjunto para a produção de uns 56 GKWh; as do Biópio, aprovadas em 1949, inauguradas em 1956, produção de 35 GWh; as do Revuè, cuja concessão foi pedida em 1945 pela Sociedade Al-