A Câmara Corporativa parece indispensável prosseguir nos empreendimentos do I Plano de Fomento em que predominam os que foram mencionados sob as rubricas a Reconstrução da cidade de Díli» e «Reconstrução no interior», agora constantes do capítulo o Melhoramentos locais», dotado com 27 500 contos, e de certo modo no capítulo «Instrução e saúde», dotado com 20 000 contos.

Também se lhe afigura inteiramente justificado o prosseguimento das obras do I Plano de Fomento do porto de Díli, dotado com 30 000 contos das estradas e pontes, dotadas com 20 000 contos, dos aeroportos e material aeronáutico, dotados com 30 000 contos, e dos fomentos agrário e pecuário, dotados com 25 000 contos.

A continuação de qualquer destes empreendimentos tem ampla e perfeita justificação na proposta do II Plano de Fomento. Quanto aos novos empreendimentos, a Câmara Corporativa expressa a sua opinião como segue:

Fomento florestal, dotado com 20 000 contos.

Pretende-se dar impulso à riqueza silvícola da província no povoamento florestal com essências de reconhecido valor, como as tecas e o eucalipto, à rearborização sistemática, com vista à exploração do café, do cacau, da noz-moscada, do cacaueiro e cajueiro, da árvore da borracha, do cravinho, da albisia, a sumaumeira e outras de interesse explorativo, bem como promover os estudos e as experimentações necessárias à delimitação das zonas próprias para o fim.

Concordância da Câmara Corporativa.

Estudo e fomento de indústrias, incluindo a turística, dotado com 15 000 contos.

Para já o objectivo é auxiliar e impulsionar o estabelecimento de pequenas indústrias, como as da moagem, do descasque do arroz, dos lacticínios, da cerâmica, da marcenaria e carpintaria, do sal e salga do peixe, mais a indústria do turismo, promovendo a construção de hotéis e pousadas em Díli e outros pontos do interior, tornando conhecidas da Austrália do Norte as belezas da província.

A Câmara Corporativa apoia e faz votos pelo êxito.

São 7000 contos de investimento total inteiramente recomendável.

Construção e apetrechamento de instalações escolares, dotada com 10 000 contos; e construção e equipamento de instalações hospitalares e congéneres, dotada com 10 000 contos.

Muito se fez já e muito mais há a fazer.

Para continuar prevê-se, quanto à instrução, atacar a construção de escolas para o ensino de adaptação, o ensino primário e a preparação de professores nativos; quanto à saúde, deseja-se melhorar o Hospital Central de Díli e as enfermarias regionais, construir e apetrechar postos sanitários e instalar e apetrechar alguns centros materno-infantis.

A Câmara Corporativa confirma e apoia.

Apetrechamento mecânico e oficinal, dotado com 8000 conto

Na formulação deste investimento proposto parte-se da hipótese de que o Estado terá de executar em regime de administração directa a maior parte das obras do plano; o que significa não aparecimento de empreiteiros.

Se isto for assim, há, na verdade, que comprar equipamentos e que instalar oficinas de apoio para o grande equipamento nas obras públicas.

Pensa-se também em criar uma secção de reparações navais junto do plano inclinado a construir junto do porto de Díli e igualmente criar uma oficina de precisão e uma oficina de electricidade e rádio, nas quais se concentrem os trabalhos dos serviços públicos interessados, como os correios, os meteorológicos, os de saúde, os aéreos.

Prevê-se ainda que junto destes serviços oficinais - a coordenar sob uma orientação comum - funcionem aprendizados de artes e ofícios.

A ideia é atraente, mas a Câmara Corporativa julga que o assunto não perderá em ser objecto de mais profunda consideração no decorrer da execução do Plano.

Entretanto a Câmara Corporativa sugere a inscrição da verba de 4000 contos para a Mecanização da conservação das estradas e melhoramentos das oficinas das obras públicas s e õ reforço da dotação da execução do plano rodoviário com os outros 4000 contos.

Exame comparativo A Câmara Corporativa concretiza as suas sugestões sobre empreendimentos e investimentos por províncias nos quadros LIII a LX e no resumo geral do quadro LXI.