e à parte de Gestaçô que se estende do alto do Coucão até ao rio Teixeira.

Umas e outras com Mesão Frio mantêm a plenitude das suas relações voluntárias. Ali vão abastecer-se, para o que encontram tudo o que precisam: comércio, mercados e feiras mensais e de ano.

A Baião deslocam-se os povos dessas freguesias apenas quando obrigados oficialmente: tribunal, câmara, polícia, finanças, registo civil, etc.

Pagam lá as sisas, mas vêm celebrar os contratos ao notário de Mesão Frio. Ali (Mesão Frio) vão ao médico e ao farmacêutico. Ali vão pagar a taxa militar e é do seu hospital que se servem.

E este facto não pode causar surpresa desde que se considere, em relação ás cinco freguesias questionadas, esta realidade:

Frende, que é dessas freguesias a mais distante de Mesão Frio, fica a 8,5 km desta vila, por estrada nacional - mas a 22,5 km de Baião;

Loivos da Ribeira é das cinco freguesias a- única que tem estrada para Mesão Frio - mas para atingir esta vil a há apenas que percorrer 3 km de caminhos, enquanto para Baião o percurso mais curto é d« 10,5 km por caminho e 5,5 km por estrada, num total de 16 km;

Teixeira fica, por estrada, a 8 km de Mesão Frio e a 16 km de Baião;

Teixeiró, a 23 km de Baião (8,5 km por estrada e 14,5 por caminho), é das cinco freguesias a mais distante de Baião, ficando apenas a 3,5 km de Mesão Frio (l km por estrada e 2,5 km por caminho); finalmente,

Tresouras dista 4 km de Mesão Frio (1,5 km por estrada e 2,5 km por caminho) e 14 km de Baião, dos quais 1,5 km por estrada e 12,5 km por caminho.

Mais rapidamente se fará o confronto em face do mapa que se apresenta:

Tendo em conta que para muita gente de modesta condição económica mais interessa a distância a pé, por caminhos vicinais ou atalhos, que a distância por. estrada, a que não recorrem por falta de meios de transporte ou pelo encargo que representa a respectiva utilização, convém referir que a pé, por caminhos vicinais, Frende fica a cerca de quatro horas de Baião, a subir pela serra, e a menos de uma hora de Mesão Frio;

Loivos fica a meia hora e Teixeiró e Tresouras ainda menos, desta vila; Teixeira dista de Mesão Frio cerca de uma hora a pé, por caminhos vicinais 3. Verifica-se, pelo que ficou anotado, que razão tem a Gamam Municipal de Mesão Frio ao sustentar que as cinco freguesias que reivindica têm mais fáceis comunicações (mais curtas e melhores ligações) com a vila de Mesão Frio do que com a sede de Baião.

Assim, está naturalmente indicado que os habitantes dessas freguesias mantenham com Mesão Frio as suas relações voluntárias e que só se desloquem à sede de Baião (Campeio) quando a isso são obrigados.

E tendo em conta que as exigências da vida moderna, sempre crescentes, forçam a diversas deslocações anuais, quando não mensais (uma contribuição que se vai pagar, uma certidão que se pretende obter, uma sisa a liquidar, um depoimento a prestar em juízo, uma busca ou registo a fazer na conservatória, uma

No processo administrativo pendente no Ministério do Interior, a Câmara Municipal de Mesão Frio chegou a reivindicar esta parte da freguesia de Gestacô.

Transcrições feitas do relatório elaborado, após inquérito efectuado in loco para apurar da conveniência da restauração do julgado municipal de Mesão Frio, pelo então inspector judiem] Toscano Pessoa, que a este concelho se deslocou em Dezembro do 1048.

Referido histórico do então inspector judicia] Toscano Pessoa, o qual escreve: «Percorridas freguesias uma por uma e interpelei diversas pessoas ao acaso».

diligência no registo civil, um atestado do subdelegado de saúde, o exame de 2.º grau a prestar por um filho, um processo de emigração a organizar, uma licença camarária a requerer...), não há dúvida que a maior distância determina uma inglória perda de tempo e de esforço, a que os povos devem, quanto possível, ser poupados.

Mas a distância a que as freguesias disputadas se encontram de Baião não conduz apenas a essa lamentável peida de tempo. Determina ainda que a vila de Campeio não pode desempenhar, em relação aos povos das freguesias em questão, a função dos núcleos polarizadores de interesses sociais e económicos que nas suas redondezas criam e difundem vida, pela atracção cultural que exercem e pela função reguladora e distribuidora que desempenham como grandes mercados da região.

Essa função tem sido (e cada vez mais continuará a