Presidente: Exmo. Sr. Luís Supico Pinto

SECRETÁRIOS: Exmos. Srs.

Manuel Alberto Andrade e Sousa

Mário Pedro Gonçalves

SUMARIO. - O Sr. Presidente declarou aberta, a reunião às 15 horas e 30 minutos.

Antes da ordem do dia. - Feita a chamada, foi lida a acta da última reunião plenária, que, com o número das Actas da Câmara Corporativa relativo a mesma reunião, foi aprovada.

O Sr. Presidente congratulou-se com a oportunidade que as reuniões plenárias oferecem ao convívio dos Dignos Procuradores e ao estudo, em comum, dos assuntos mais instantes para a vida do Pais ou para o bom funcionamento da Câmara; referiu-se aos Dignos Procuradores que, desde a vitima reunião, perderam o mandato e deu as boas-vindas aos novos Dignos Procuradores; propôs um voto de pesar pelo falecimento do engenheiro Ricardo Esquivel Teixeira Duarte, que foi Digno Procurador desde 1945 a 1958; referiu-se a instituição das novas corporações e fez votos pela estruturação corporativa das actividades morais e culturais; recordou que em 10 de Janeiro de 1960 se completam 25 anos de funcionamento da Câmara, congratulando-se com o prestígio que se conquistou nesse período e fazendo votos para que a Câmara se mantenha fiel à orientação que tem seguido; referiu-se ao jubileu universitário de S. Exa. o Presidente do Conselho e manifestou o pesar da Câmara pelo falecimento de uma irmã do Sr. Presidente do Conselho; referiu-se a visita de Sua Majestade o Imperador da Etiópia; a acção dos delegados portugueses no Tribunal Internacional de Haia, no litígio de Portugal com a Unido Indiana; à celebração do 6.º centenário da morte do Infante D. Henrique e à próxima visita do Presidente da República do Brasil; fez referência à criação da Associação Europeia do Comércio Livre, louvando a acção do Governo Português nessa conjuntura; por último agradeceu aos Dignos Procuradores a colaboração que lhe têm prestado e fez votos pelo êxito da sessão legislativa que agora se inicia.

O Digno Procurador António Trigo de Morais falou sobre os resultados da aplicação dos planos de fomento ao ultramar.

O Digno Procurador José Augusto Correia de Barras falou dos problemas do funcionamento dos organismos corporativos.

O Digno Procurador Albano Pereira Dias Magalhães referiu-se à unidade de Portugal, ao 5.º centenário da morte do Infante D. Henrique e à organização corporativa.

O Digno Procurador Manuel Gomes Varela Fradinho frisou a necessidade de se reformarem os métodos e do se cuidar da educação física da juventude.

O Digno Procurador António Martins Morais referiu-se à necessidade da reforma da previdência social.

Ordem do dia. - Procedeu-se à eleição dos 1.º e 2.º vice-presidentes para a 3.ª sessão legislativa.

O Sr. Presidente declarou encerrada a reunião às 17 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.

Eram 15 horas e 15 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Dignos Procuradores:

Adelino Alves Veríssimo.

Adolfo Alves Pereira de Andrade.

Adolfo Santos da Cunha.

Adriano Chuquere Gonçalves da Cunha.

Afonso da Costa.

Afonso de Melo Pinto Veloso.

Albano Pereira Dias de Magalhães.

Albino Rodrigues.

Alcide Ferreira.

Alexandre Aranha Furtado de Mendonça.

Aníbal Barata Amaral de Morais.

António Avelino Gonçalves.

António Bandeira Garcês.

António Gomes da Silva Pinheiro Ferreira Pinto Basto.

António da Graça Mira.