Presidente: Ex.mo Sr. Luís Supico Pinto

Secretários: Ex.mos Srs.

Manuel Alberto Andrade e Sousa

Mário Pedro Gonçalves

SUMARIO: - O Sr. Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 30 minutos.

Antes da ordem do dia. - Feita a chamada, foi lida a acta da última reunião plenária, que, com a numero das Actas da Câmara Corporativa relativo à mesma reunião, foi aprovada.

O Sr. Presidente referiu-se aos diplomas pendentes na Câmara e aos pareceres emitidos na 3.ª sessão legislativa e agradeceu aos Dignos Procuradores a colaboração que prestaram; comunicou a substituição do Sr. Dr. Júlio Dantas, cuja actividade na Câmara elogiou; referiu-se à recente adaptação da Câmara à organização corporativa, e aos Dígitos Procuradores que, por força daquela adaptação, perderam o seu mandato; cumprimentou, os novos Dignos Procuradores; propôs um voto de pesar pelo falecimento de alguns Dignos Procuradores; referiu-se às comemorações dos centenários henríqnino e condestabriano e à participação do Brasil e de outros países na celebração daquele; referiu-se à sentença do Tribunal Internacional de Justiça sobre a questão com a União Indiana e felicitou a missão portuguesa p ela acção que desenvolveu; referiu-se com indignação aos ataques que têm sido feitos a Portugal e afirmou confiança na vontade nacional, no Governo e no Chefe do Estado, para os vencerem.

O Digno Procurador Manuel Alves da Silva cumprimentou os novos Dignas Procuradores; referiu-se aos diplomas publicados em 23 de Setembro e ao seu significado para a estruturação da, Nação organizada; aos ataques que têm sido feitos a Portugal; à Convenção Europeia de Comercio Livro e ao que ela exige dos sectores económicos portugueses; à missão das corporações e às comemorações do 3.º aniversário da instituição das primeiras corporações; aos projectos de propostas de lei sobro a providência social e o regime do contrato de trabalho; à missão das corporações na Câmara Corporativa, e cumprimentou o Sr. Presidente.

O Digno Procurador Carias Barata Gaglíardini Graça protestou contra os ataques feitos a Portugal; referiu-se à acção civilizadora do Portugal e afirmou a vontade nacio nal de em nada ceder contra os nossos direitos e deveres; referiu-se aos projectos de propostas de lei sobre a reforma da previdência social e sobro o regime do contrato do trabalho.

O Digno Procurador Samicell Dinis referiu-se às condições indispensáveis à eficácia de acção da Corporação dos Espectáculos.

O Digno Procurador José da Silva Baptista cumprimentou o Sr. Presidente e os novos Dignos Procuradores o referiu-se à organização corporativa e à necessidade de se organizar a indústria de panificação.

Ordem do dia. - Procedeu-se à eleição do 1.º n 2.º vice-presidentes para 4.ª sessão legislativa.

O Sr. Presidente declarou encerrada a reunião às 17 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.

Eram, 15 horas e 15 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Dignas Procuradores:

Adolfo Alves Pereira de Andrade.

Adolfo Santos da Cunha.

Adriano Chuquere Gonçalves da Cunha.

Afonso de Melo Pinto Veloso.

Albano do Carmo Rodrigues Sarmento.

Albano Rodrigues de Oliveira.

Alberto Andrade e Silva.

Alcide Ferreira.

Alexandre Aranha Furtado de Mendonça.

Américo Alves Fardilha.

Aníbal Barata Amaral de Morais.

António Alves Martins Júnior.

António Avelino Gonçalves.

António Bandeira Garcês.

António Filipe Lopes Ribeiro.

António da Graça Mira.

António Jorge Martins da Mota Veiga.

António Martins da Cunha Melo.

António de Oliveira Calem.