Do exposto parece licito inferir que, na generalidade dos países da Europa Ocidental, a expectativa para o ano corrente é de optimismo, quanto à manutenção da ritmo de actividade produtiva e à salvaguarda do equilíbrio entre os diversos sectores da economia.

No que respeita à América do Norte, as previsões são menos favoráveis, esperando-se certa contracção da taxa de crescimento do produto e das exportações, bem como do consumo privado. Como se nota no relatório ministerial, o acréscimo de 4,5 por cento do produto nacional bruto, registado em 1959, foi triplo do de 1958, situando-se bastante acima da média do último quadriénio (2,75 por cento) e um pouco mais alto do que o do conjunto da Europa Ocidental naquele ano (4 por cento).

Este resultado ficou a dever-se sobretudo no incremento no sector das indústrias transformadoras e de construção (mais 4,1 por cento) e à notável expansão do total dos serviços (mais 8,9 por cento).

A agricultura, silvicultura, caça e pesca acusaram, em globo, decréscimos, embora ligeiros: no passo que em 1958 a quebra, nestes sectores, fora de 747 milhares de contos, no último ano verificou-se apenas, uma baixa de 143 militares, ou seja menos 1,1 por cento.

Relativamente á composição do produto, nota-se que u participação das actividades agrícolas e afins fui, em 1959, de 23,2 por cento, contra 24,5 por cento no ano anterior.

Por seu turno, os conjuntos das indústrias (extractivas, transformadoras e de construção) e dos serviços mantiveram posições bastante aproximadas entre si - respectivamente 37,7 e 37,9 por cento do total.

A capitação do produto continuou, no entanto, a revelar que o ritmo de desenvolvimento da nossa, economia metropolitana, não obstante a melhoria registada em 1959, ainda não mostra ter alcançado nível suficiente.

Variações percentuais de produto nacional bruto (ao custo dos factores) e da sua capitação (a)

(Preços de 1954) Para o ano em curso, os previsões continuam a não ser favoráveis no sector agrícola, esperando-se que o respectivo produto sofra ainda diminuição relativamente a 1909, por virtude de quebras sensíveis nas produções de trigo, mil lio e azeite, já referidos no relatório ministerial, e também na de arroz, por efeito da intempérie dos últimos meses.

Em contrapartida, os índices da produção industrial publicados no relatório da proposta acusam, para o 1.º semestre de 1960, um aumento de 10 pontos -cerca de 7 por cento -, o qual, embora um pouco mais baixo do que o correspondente a período homólogo do ano transacto, não deixa de confirmar a franca tendência expansiva daquele sector.

«No total - afirma o citado relatório - estima-se que o produto interno bruto venha a apresentar em 1960 uma taxa de crescimento um pouco inferior à verificada em 1959, mas ainda assim superior à média dos últimos cinco anos.»

Apesar deste prognóstico favorável, continua a ter inteira actualidade a observação formulada pela Câmara Corporativa no parecer de lia um ano: semelhante resultado não traduzirá ainda um ritmo de desenvolvimento satisfatório, em face do aumento da população e das necessidades prementes da nossa economia. Sob o ângulo da despesa nacional, dir-se-á que o consumo privado acusou, em 1959, a escassa melhoria de 0,5 por cento, au passo que o consumo público se dilatou em 12,8 por cento. Como este, porém, representa apenas cerca de 14 por cento do consumo global, a taxa de expansão do conjunto não excedeu 2 por cento.

Tal circunstância -como sucedeu em 1958- contribuiu decisivamente para a relativa estabilidade de preços.

Encarado, porém, sob o aspecto da elevação do nível de existência, tão reduzido acréscimo do consumo - designadamente do privado - não pode deixar de considerar-se pouco reconfortante.

Para o ano corrente prevê o relatório da proposta um acréscimo mais sensível do consumo dos particulares e a relativa estabilização do consumo público. No capítulo das despesas de investimento, a formação bruta de capital fixo acusou em 1959 uma melhoria de 4,5 por cento - metade da correspondente à mediu do triénio anterior e bastante mais baixa du que um ano atrás. Mus o montante de capital constituído manteve-se em percentagem idêntica à de 1958 - 16,8.

O quadro seguinte documenta o exposto:

Produto nacional e formação de capital fixo

(Preços de 1954)

A orientação dos investimentos continua, todavia, a revelar excessos em finalidades mio directamente reprodutivas ano de 1959 foram aplicados l 929 000 contos em casas de habitação, ao passo que as inversões na agricultura, silvicultura e pesca não excederam l064 000 contos e nas indústrias transformadoras 2 074 000 contos.

Em transportes s comunicações também os dispêndios - l 916 000 contos em 1959 - se revelaram desproporcionados com os das actividades produtivas.