nas despesas de funcionamento dos hospitais, tanto oficiais como particulares, nos termos que constam do quadro seguinte:

Subsídios atribuídos

através da Direcção-Geral da Assistência a estabelecimentos hospitalares

Em 1960 os hospitais centrais (Hospitais Civis de Lisboa, Hospital de Santa Miaria, Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital de S. João e Hospital de Santo António) receberam subsídios no montante de 219 029 639 $50, ao passo que os hospitais regionais e sub-regionais, no mesmo ano e com um número de camas superior, quando consideradas em conjunto, receberam apenas 13625752$70 e 21291 466$70, respectivamente, ou seja o total de 34 917 229$40. Terá a eficiência dos hospitais acima construídos e financiados correspondido ao esforço realizado? Comecemos pelos hospitais centrais.

Hospitais centrais

A análise deste quadro revela o crescendo de rendimento técnico dos hospitais centrais.

Através de uma taxa de ocupação altíssima, que em 1957 chegou a 99,11 por cento e teve ligeiro alívio nos anos seguintes, por virtude da abertura do Hospital de Santa Maria e da redução progressiva da demora média, o número de doentes tratados em regime de internamento é cada vez maior, como se vê do quadro seguinte:

Efectivamente, a demora média dos doentes internados evoluiu da forma seguinte por períodos quinquenais:

Demora média (dias)

Os índices de ocupação verificados, todos superiores a 90 por cento, e o número de doentes tratados mostram que os hospitais centrais têm cumprido o seu dever para com a Nação.

Ainda que a demora média de hospitalização tenha baixado por forma a que presentemente é idêntica à que se verifica em França, há ainda necessidade de a reduzir, atentas as consequências que daí resultam: admissão de maior número de doentes, sem os correspondente aumento do número de camas.

Passemos agora aos hospitais regionais e sub-regionais.

Hospitais sub-regionais

Do exame dos quadros referidos e dos números deles constantes tiram-se algumas conclusões:

A primeira é de que aumentou o número de camas e o de doentes hospitalizados por ano e assistidos diariamente.