A gravidade do problema e os resultados já obtidos no funcionamento do Instituto e do Centro aconselham não só que se promova o desenvolvimento da sua acção, mas ainda a criação de centros da mesma natureza em outras cidades, articulando os seus serviços com outros que visem a, prevenção e cura dos doentes cardíacos ou á sua recuperação profissional e social. Reumatismo Pela sua frequência e gravidade, pelas suas consequências de ordem económica e social, o reumatismo passou a ser considerado no mesmo plano que os outros grandes flagelos sociais.

Nos países que dispõem de estatísticas rigorosas acerca das faltas ao trabalho e suas causas chegou-se à conclusão de que as doenças reumatismais, só por si,

são responsáveis por cerca d" um décimo da invalidez causada pôr todas as outras doenças.

Não se apresenta o reumatismo, é certo, com o carácter espectacular de outras doenças, mas, lenta e insidiosamente, infiltra-se no homem, causa-lhe sofrimentos prolongados, torna-o total ou parcialmente inválido para o trabalho.

Na Suíça tem-se como assente que a morbilidade do reumatismo ultrapassa 20 por cento da morbilidade total, ao passo que a da tuberculose não excede 2 por cento.

Se, no que respeita ao número de dias de doença causados pela tuberculose e pelo reumatismo, a proporção é de l para 8, quanto à invalidez a mesma é mais significativa, porquanto é de l para 51.

O reumatismo e a tuberculose custam à Suíça, por ano, 430 e 100 milhões de francos, respectivamente.

Na Holanda 15 a 20 por cento da população queixa-se do reumatismo, computando-se em 4 por cento a percentagem da que carece de tratamento médico.

Em inquérito realizado naquele país chegou-se à conclusão de que a importância de subsídios pagos em consequência do reumatismo excedia a quinta parte dos subsídios respeitantes á todas as outras doenças.

Deste modo, e no que respeita à invalidez, o reumatismo, é considerado na Holanda como o inimigo social n.º 1.

Assim, a indústria e o comércio, através do Fundo de Profilaxia, concorrem com avultadas importâncias para a luta contra o reumatismo e o Estado consagra-lhe vultosas verbas, além de ter autorizado uma lotaria especial em favor da referida luta.

Na Inglaterra, como na Holanda, 4 por cento da população (cerca de 2 milhões de pessoas) sofre de reumatismo. Um sexto das faltas ao trabalho verificadas na indústria inglesa são causadas por esta doença. Só os operários industriais perdem 18 milhões de dias de trabalho por ano em consequência das doenças reumatismais e há, quem admita que a produção de carvão nas ilhas britânicas poderia duplicar se todos os mineiros que sofrem de reumatismo se curassem.