muitos imigrantes? que podem ser "portadores" de plasmódios e, portanto, originar o reaparecimento da doença, uma vez que não faltam entre nós os mosquitos transmissores.

Também nas zonas do paludismo tradicional podem existir indivíduos aparentemente sãos, mas entretanto capazes de originar focos epidémicos, por serem "portadores" de parasitas.

Torna-se necessário, pois, vigiar os imigrantes suspeitos e curar radicalmente os "portadores" indígenas.

Se não faltam razões para encarar com manifesto optimismo a situação actual, nem por isso se pode esquecer que a própria benignidade do clima e as nossas ligações com o ultramar são factores propícios à reaparição da endemia. Além do paludismo, as endemias rurais mais conhecidas são o kala-azar, a ancilostomíase, a bilharzíase e a tinha.

O kala-azar ataca quase exclusivamente as crianças, contribuindo assim para o agravamento da mortalidade infantil.

São conhecidos os principais focos endémicos: um no Sul, tendo por centro da maior incidência Alcácer do Sal; outro no Norte, na região do Alto Douro.

Devido a medidas profilácticas tomadas pelos serviços de higiene rural e defesa anti-sezonática, quase se eliminou o foco do Sul, enquanto o do Douro, pelo contrário, se mantém activo.

A acção dos referidos serviços pode ainda considerar-se notável na luta contra a ancilostomíase.

O mapa junto mostra a evolução das taxas de morbilidade pelas referidas endemias: kala-azar, paludismo e ancilostomíase, taxas estabelecidas não em relação à totalidade da população, mas em relação à das regiões ou das profissões especialmente afectadas.

Pode ainda referir-se a eliminação da bilh arzíase, que grassava no Algarve, com reflexo no turismo naquela província e nas próprias obras de hidráulica agrícola em curso ou realizadas no Sul do País.

O combate à tinha tem estado confiado a oito brigadas móveis, chefiadas por médicos dos serviços técnicos de profilaxia das doenças infecciosas e sociais, dotadas de viaturas privativas e equipadas com microscópios e aparelhagem de radioterapia superficial.

Graças à campanha empreendida e à descoberta do poder terapêutico de novos antibióticos específicos, a tinha deixará de constituir em breve problema sanitário.

Apesar de não se tratar de endemia causada por agente infeccioso, deverá ainda referir-se o bócio endémico de que se têm registado bastantes casos no concelho de Oleiros. O combate às endemias rurais tem de enquadrar-se no plano mais vasto da protecção da saúde da população rural. É que, se, por um lado, estamos ligados à Europa Ocidental pela raça e pela cultura, por outro, as nossa relações económicas de convivência tendem a estreitar-se com a África, onde se situa a maior superfície do território nacional.

Estamos, pois, em condições excepcionais para importar as doenças próprias dos países quentes, que, encontrando clima favorável, podem ter na metrópole expansão idêntica à registada em algumas zonas do ultramar.

Este condicionalismo económico, geográfico e nacional obriga à maior vigilância e a cuidados especiais.

Taxas de morbilidade de algumas endemias.

(a) Não há elementos até esta data.

(b) Não há elementos correspondentes a estes anos.

Fonte: Informação prestada pelos serviços de higiene rural e defesa anti-sezonática.