Sob a presidência de S. Exa. o Sr. Almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz, Presidente da República Portuguesa, que tinha à sua direita SS. Exas. os Srs. Doutores António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho, e Luís Clotário Supico Pinto, Presidente da Câmara Corporativa, e à esquerda SS Exas. os Srs. Doutores Mário de Figueiredo, Presidente da Assembleia Nacional, e António Cândido da Cruz Alvura, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, efectuou-se na sala das sessões da Assembleia Nacional a sessão inaugural da VIII Legislatura.

Estavam presentes o Governo, com excepção do Sr. Ministro de Estado Adjunto da Presidência do Conselho, S. Exa. o Sr. Cardeal-Patriarca de Lisboa, os membros do Corpo Diplomático e altas entidades civis e militares.

Às 17 horas deu entrada na sala, onde se encontravam os Srs. Deputados e os Dignos Procuradores, o cortejo presidencial, no qual se incorporaram as comissões parlamentares de recepção ao Chefe do Estado.

As 17 horas e 5 minutos o Sr. Presidente da Assembleia Nacional declarou aberta a sessão, em nome de S. Exa. o Sr. Presidente da República, acrescentando:

Vai usar da palavra, por direito próprio, S. Exa. o Sr. Presidente da Republica.

S Exa. o Sr. Presidente da República leu então a sua mensagem, que era do teor seguinte:

Cabe-me a honra de inaugurar a presente legislatura e, ao fazê-lo, quero em primeiro lugar dirigir as minhas saudações aos que mereceram da parte dos seus concidadãos ser designados para constituir a representação nacional no próximo quadriénio. Embora feita nos termos precisos das leis e com o fim, primário de firmar a regularidade da nossa vida constitucional, a consulta eleitoral houve de coincidir com o desenrolar de contingências graves que alertaram a consciência do nosso povo e ainda mais lhe apuraram a sensibilidade. De modo que o resultado, mais vincadamente que noutras circunstâncias, havia de exprimir sobretudo o mandato imperativo de defesa da honra e integridade da Nação, nos domínios em que está a ser mais duramente atacada. E por isso começo a minha mensagem pelo domínio internacional.

Ao reler a que o meu ilustre predecessor dirigiu às Câmaras no começo da última legislatura, entristeceu-