durante a primeira metade de 1961, cerca de 6,8 por cento do total da população activa. Durante o 3.º trimestre, deu-se uma redução de 1,8 por cento, em parte originada por factores sazonais.

Quanto aos salários, depois de ligeiro acréscimo no l.º trimestre de 1960, mantiveram-se relativamente estáveis no decurso desse ano e do 1.º semestre de 1961, apenas se tendo registado ligeiro aumento no último trimestre do 1960.

No fim do l º semestre deste ano o nível dos preços por grosso não acusava subida em relação à média do ano anterior, notando-se para o mesmo confronto acréscimo de l por cento no índice do custo de vida.

Devido à evolução da balança de pagamentos, a drenagem de ouro teve pronunciado afrouxamento, para o que contribuíram, além de outros factores, reembolsos de dívidas do estrangeiro e o comportamento favorável da balança comercial. Deste modo, e apesar de no l.º trimestre ainda ter prosseguido o escoamento do ouro para a Europa, as perdas verificadas até Junho não chegaram a atingir 0,2 por cento do volume das reservas.

Não parece, portanto, haver motivos para recear que a economia americana possa exercer nos próximos meses uma influência desfavorável do outro lado do Atlântico. No mês de Setembro findo realizou-se em Viena a reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, em que o nosso país, representado pelo Ministro das Finanças, participou pela primeira vez, ultimado que se encontrava o processo da nossa adesão àqueles dois organismos de Bretton Woods

Os principais problemas debatidos respeitaram à liquidez internacional, de maneira a contrariar movimentos indesejáveis de capitais privados, a ajuda financeira para o desenvolvimento económico e ao reforço dos recursos do Fundo Monetário. Entre as conclusões foi acentuado, como aliás no último relatório anual daquele organismo se notava, que a estabilidade monetária é o principal fundamento em que deve assentar o crescimento económico.

A Câmara Corporativa regista com particular agrado que as conversações decorreram em termos que permitem radicar confiança quanto aos resultados do programa de crédito externo oportunamente elaborado pelo Governo. Metrópole Segundo o último apuramento do Instituto Nacional de Estatística, o produto interno bruto, a preços correntes, atingiu 62 milhões de contos em 1960 cerca de 4 milhões mais que no ano anterior. Para o acréscimo, a maior contribuição teria sido fornecida pelo sector da indústria, com 2,3 milhões, seguido pelo agrupamento da energia eléctrica e serviços, ao qual coube 1,2 milhões, sendo o restante originado no sector primário, apesar das condições desfavoráveis que afectaram a produção agrícola.

A preços constantes, a taxa de expansão em 1960 do produto interno bruto corresponde a cerca de 4,8 por cento.

Para rápida apreciação dos dados contidos no mapa anexo n.º 4 da proposta ministerial, calcularam-se índices com base nos valores relativos a 1956.

Preços constantes (1954)

Infere-se deste quadro que se pode considerar satisfatória a progressão do sector terciário - energia eléctrica e serviços -, tanto no ano findo como nos anteriores, e que a produção industrial acelerou em 1960 o seu ritmo de crescimento, mas ressalta também que a evolução do sector primário necessita de ser corrigida por meio de mais intensiva aplicação de medidas destinadas a promover o seu rápido incremento, nomeadamente no relativo à agricultura e silvicultura, mesmo tendo em conta anos sucessivos de condições adversas. No ano presente, os indicadores estatísticos disponíveis deixam antever que a comparticipação do sector primário não apresentará variação percentual sensível em relação ao ano anterior. Com efeito, as estimativas correspondentes a cerca de três quartos do produto agrícola admitiam para o ano corrente um decréscimo de 0,4 por cento em confronto com os apuramentos de 1960. Mas, por outro lado, parece que se pode contar com uma ligeira melhoria na produção de carne, nas produções da silvicultura e nas actividades da pesca, com base nos dados relativos ao 1.º semestre.

No que se refere à produção industrial, o respectivo índice mostrava na primeira metade deste ano uma taxa de crescimento superior em 5 por cento à do mesmo período de 1960, mas notava-se já em Junho uma ligeira tendência regressiva, que se manteve em Julho nas indústrias de bens de consumo e no grupo das metalúrgicas, metalomecânicas e material eléctrico. Todavia, como a indústria da construção, não inc luída no referido índice, se apresentava com tendência expansiva no l.º semestre - e embora se espere que venha a afrouxar ao longo do 2.º -, a influência, já exercida nos diferentes sectores que para ela contribuem não pode deixar de ser favorável para a quota-parte das indústrias transformadoras no produto de 1961.

No conjunto das actividades do sector terciário, os dados disponíveis sobre produção de energia eléctrica, transportes e comunicações e turismo, bem como as estimativas que se podem estabelecer para os restantes sectores de prestação de serviços, levam a admitir para o agrupamento "energia eléctrica e serviços" um ritmo de crescimento da mesma ordem de grandeza do que se verificou no ano findo.

Pode, portanto, acentuar-se que o crescimento do produto se fixará em taxa próxima da de 1960, não obstante, como se diz no relatório ministerial, se admitir que "o comportamento de alguns sectores no 2.º semestre venha a afastar-se do verificado até ao fim de Junho".