assinalados entende que ela deve ser retirada do capítulo do «Funcionamento dos serviços» e incluída com o artigo 5.º num mesmo capítulo, de carácter nitidamente transitório. Só os meios que a disposição se propõe utilizar justificam a sua inclusão no capítulo «Funcionamento dos serviços», mas a Câmara entende que os fins que o preceito tem em vista sobrelevam os meios no critério a adoptar quanto à arrumação do artigo.

A redacção do § único do artigo omite o qualificam o «administrativos» na expressão «corpos e pessoas colectivas de utilidade pública administrativa». A Câmara continua a pensar que a expressão ganharia um clareza com a inscrição daquele qualificativo. O preceito repete com pequenas alterações o ,artigo 28.º da proposta do lei para 1962.

Não necessitaria o Governo de requerer esta autorização, mas acerta-se a sua inclusão, dado que ela constitui uma excepção às regras de austeridade definidas no artigo 26.º.

Os motivos poderosos de que o relatório dá conta em relação a certos serviços impediram a concretização destas reformas. A Câmara julga que esta disposição não deve continuar em futuras propostas, por tal não se coadunar com a importância e urgência dos problemas ao encontro dos quais a disposição procurar e continua a preconizar que a sua efectivação se faça dentro de limites que considerem as necessidades crescentes de outros serviços.

De acordo com que se escreveu no comentário ao artigo 12.º propõe-se a eliminação da referência à Direcção-Geral das Contribuições e Impostos.

A redacção do artigo apresenta-se melhorada, na sua parte final, dado que, em lugar de «se reprimir severamente», as reformas se propõem «prevenir e reprimir severamente». Junta-se agora a prevenção à repressão, o que esta na lógica da moderna orientação da administração pública.

Os motivos expostos fazem com que a Câmara dê a sua concordância a este artigo.

Encargos dos serviços autónomos com receitas próprias e fundos especiais O artigo consiste no pedido de autorização do Governo para se continuar a aplicar as regras do artigo 19.º da Lei n.º 2045 à gestão administrativa e financeira dos fundos especiais, enquanto não for promulgada a reforma destes. A Câmara, mantendo a orientação que vem seguindo, propõe a transferência do preceito para diploma de carácter permanente por se lhe afigurar, sob todos os pontos de vista ser esta a solução mais apropriada para um problema posto em 1950.

Disposições especiais As disposições que por este preceito se mantêm em vigor referem-se a primeira, à situação dos funcionários consulares quando residam em casas arrendadas pelo Estado em países onde se verifiquem condições sociais e económicas anormais a segunda, a certas regras a abrangidas nas construções, abrangidas pelo Plano de povoamento florestal.

Em relação a ambas pela sua natureza e continuidade - as disposições mantêm-se há catorze anos - , a Câmara entende igualmente ser conveniente a sua consagração em diplomas de carácter permanente. As considerações produzidas quantos aos dois artigos precedentes aplicar-se internamente ao que neste se preceitua.

III

99.A Câmara Corporativa tendo apreciado o projecto de proposta de Lei de autorização de receitas e despesas para 1965 considerar que na sua formulação foram observados os preceitos constitucionais e que a sua orientação corresponde ás necessidades e condições prováveis da Administração durante aquele ano e apresenta as seguintes conclusões: Dá parecer favorável á aprovação do projecto de proposta na generalidade.

2) Propõe a junção, num mesmo capítulo dos preceitos dos artigos (...) e 26.º, cuja inclusão na proposta só e justificada pelo excepcional condicionalismo presente,

3) Chama em especial a atenção para as observações feitas na Segunda parte deste parecer a respeito das alíneas a), b), c) § 1.º e 2.º do artigo 6.º, dos artigos 9.º 18.º 19.º 22.º e 24.º e o único do artigo 26.º.

4) Propõe a seguinte redacção para o corpo do artigo 12.º:

Durante o ano de 1963 o Governo completará a reforma orgânica e funcional dos serviços de administração fiscal e promoverá a reforma dos tribunais do contencioso das contribuições e impostos adequada ao regime dos novos diplomas e a sua melhor execução e eficiência, de modo a satisfazer quanto possível os seguintes objectivos,

5)Propõe a seguinte alteração na alínea a) do artigo 19.º

a)Fomento económico

Povoamento florestal e defesa contra a erosão em modalidades não previstas no Plano de Fomento.

Melhoramentos rurais e abastecimentos de água,

Fomento da produção mineira a do combustíveis nacionais.

Aproveitamento hidráulico de bacias hidrográficas,

O Governo promoverá a elaboração de um programa nacional de educação e formação no qual se deverá atender ás necessidades da Nação nos aspectos científicos, técnico e profissional