pais já depois de suspeita ou de declaração confirmada de alterações mentais. Não esquecer que os benefícios da terapêutica psicopedagogica dependem da precocidade da sua aplicação.

Dispensários onde se trabalhe em equipa, com a colaboração de um pedopsiquiatra, de um pediatra, de assistentes sociais especializadas de um psicólogo, de um pedagogo, de um policlínico.

Poder-se-á dizer que neste pensar há muito de teoria e pouco de objectivismo de possibilidades. Não temos, presentemente pessoal formado, nem condições de o formar com brevidade. É certo, mas poder-se-ão organizar outros grupos de trabalho, mais modestos, mas bastante eficientes também, em que actuem sobretudo assistentes sociais competentemente especializados e pedagogos.

Na acção das assistentes sociais observando muitas vezes a criança e sabendo registar o que houver de estranho, conhecendo e vivendo o meio familiar, resolvendo os problemas e conflitos sociais que formam o clima em que a vida decorre, se encontrará a peça fundamental sobre a qual têm de raciocinar o pedagogo, o médico e o psicólogo.

Dentro desta, orientação, é possível realizar já uma obra, embora modesta, mas de resultados garantidos, que amanhã terá glande e benéfica influência sobre o estado mental do nosso povo.

Comecemos pois, mas já pelo princípio e segundo as nossas possibilidades [...] que são estas.

bebe muitas vezes por dia e o uso e abuso do vinho nestas condições, criando intoxicações crónicas, gera muito mais o aparecimento de cirroses, de delírio, de psicoses alcoólicas.

Em todos os países, e em especial na Suíça, se procura estabelecer uma frente contra este flagelo social.

Medidas de rigor, e por vezes violentas, estão em uso no sentido de evitar mesmo levíssimas de embriaguez: as autoridades estão habilitadas e apetrechadas para o diagnóstico da intoxicação alcoólica, provada e comprovada por vários meios e reacções vulgarizadas no seu emprego até [...] pela policia de trânsito habilitada a [...] a alcoolemia pelo metodo colorimétrico ou a colher e enviar o sangue para dosear a taxa do álcool nele existente.

È de louvar o propósito verdadeiramente patriótico de fazer a prevenção e a cura do alcoolismo como flagelo social, flagelo digamos generosamente tolerado e até aceite pela nossa população. A psiquiatria, adoptando a sua técnica, tem de organizar o combate, tem de provar que é falso o conceito de que « quem bebe beberá» [...] e que é igualmente falsa a afirmação de que a campanha a encetar terá «aussi peu d influence sur un alcoolique qu,un astronome sur les cours des autres»

Não basta um centro de desintoxicação, útil e mesmo indispensável, para os casos graves e perigosos, há que considerar dispensários com o respectivo serviço social, ujas vantagens são reconhecidas pela facilidade de prestar serviços nas curas ligeiras e ainda pela assistência psicológica e psiquiátrica que podem prestar, visto o alcoólico ser sempre um fraco, que perdeu a liberdade de se abster do álcool e que necessita em primeiro lugar de fazer a sua desintoxicação mental.

Parece-nos, pois, que o programa a estabelecer terá de enfrentar o alcoolismo [...] através de uma lei que permita a captura de todo o individuo que na via pública se apresente em estado de embriaguez, e [...]quanto ao alcoolismo[...], hospitalização obrigatória tal como as doenças venéreas em período de contágio(Estados Unidos e Suíça).

Em França, nos casos de periculosidade de alcoólica, há obrigação para o doente de se submeter e suportar a cura, com a existência de sanções penais para os casos de recusa.

A alta é concedida depois de declaração por escrito, feita pelo doente de que não voltará a beber.

Em caso de [...], há lugar a hospitalização prolongada depois da cura, e no caso de incorrigibilidade do bebedor, a segregação.

Poderão parecer violentas estas medidas, mas não o são de vicidade, se entendermos e nocividade do alcoólico.

O alcoólico e prolífico e nas piores condições. A taxa da mortalidade infantil é considerável. Segundo elementos estatísticos suíços entre os sobreviventes há apenas 13 a 2 por cento de crianças normais.

Nos restantes atraso mental, epilepsia, perversão etc.

Família de alcoólicos dram as, crianças mártires, contaminação alcoólica.

Abandono moral das crianças vagabundas, vadiagem, manifestações patologias variadas, progressivas prolongadas, conduzindo e demência.

Há ainda um problema grave, que poderiamos intitular alcoolismo e segurança.

Nas causas dos acidentes provocados pelos automobilistas é considerado o número das que são imputáveis ao estado de imbibição alcoólica dos condutores ou de verdadeira embriaguez.

A maior frequência dos acidentes regista-se aos sábados e aos domingos .

Nos serviços de cirurgia de urgência verifica-se muitos casos de acidentes - 33 por mil - incidem em indivíduos em estado de embriaguez ou de imbibição alcoólica.

Em 11 acidentes hospitalizados, 7 apresentavam alcoolemia superior a 2,5 por mil.

Nos traumatizados cranianos alcoolemia superior a 1 por cento em 58 por mil.

Em outros traumatizados, idêntica a taxa de alcoolemia em 38 por mil.

A mortalidade nos traumatizados cranianos alcoolizados é duplo da que se regista nos traumatizados não alcoolizados.