Índices médios de preços no consumidor

(Base: 1953-100)

É de admitir que para a progressão dos índices médios entre os primeiros semestres de 1962 e 1963 tenha concorrido especialmente a repercussão da invernia sobre os preços de vários produtos alimentares. Mas o quadro anterior revela bem a tendência generalizada de alta do custo de vida, sendo de salientar os casos da Dinamarca, Espanha, Islândia, Itália, Noruega e Turquia, a que se seguem os da Alemanha, França, Irlanda, Reino Unido e Suécia. Nalguns movimentos ascensionais parece, até, haver-se chegado àquele limiar crítico em que das chamadas "inflações contidas" se tende a passar a um processo inflacionista "aberto", mas a experiência colhida noutras conjunturas semelhantes leva a supor que se adoptem políticas monetário-financeiras capazes de uma contenção razoável dos preços, ainda que com algum sacrifício da progressão da produção nacional de bens e serviços. quanto às trocas comerciais, refere o relatório do projecto de proposta de lei que no 1.º semestre do ano em curso continuava o sentido de expansão, a uma taxa semelhante à registada entre 1961 e 1962.

(Médias mensais em milhões de dólares)

(a) Espanha só o 1.º trimestre

Note-se, ainda que se evidencia agora uma certa melhoria das razões de troca dos países da E.F.T.A em relação aos da CEE, facto de assinalar em face do movimento contrário que se registou entre 1958 e 1961. Não obstante o considerável aumento do déficit comercial, o montante das reservas de ouro e divisas dos países europeus da O.C.D.E continuou a progredir no 1.º semestre de 1963, e a uma taxa dupla da verificada em igual período do ano precedente, o que leva a admitir a formação de novos e substanciais excedentes na balança de invisíveis correntes em conjugação, talvez, com melhoria sensível nos movimentos de capitais.

Razões de troca

(Base: 1953-100)

Mas como o aumento das importações foi, no conjunto, muito mais acentuado que o das exportações, o déficit comercial cresceu de maneira bastante sensível. Em todo o caso, os países da E.F.T.A quase equilibraram o acréscimo das importações com o das exportações, de maneira que o seu déficit apenas se elevou de pouco mais de 1 por cento entre os períodos considerados, resultado que contrasta com o obtido pela Comunidade Económica Europeia.

(Milhões de dólares)

(a) Compreende a posição ouro no F.M.I referente à liquidação de quotas

(b) Este total não corresponde à soma das importâncias indicadas para os diversos países, em virtude de certos montantes não perfeitamente individualizados.