Os principais factores de expansão monetária, no período de Janeiro-Outubro de 1963, foram os débitos constituídos em contas de compensação das províncias ultramarinas e a contribuição do banco para a realização do capital do Fundo Monetário, a que se juntou um pequeno aumento da reserva de ouro e divisas, mas os efeitos destes factores foram totalmente anulados pela contracção do saldo do crédito distribuído (incluindo promissórias). Cabe salientar, entretanto, que esta diminuição do saldo do crédito distribuído foi bastante inferior a registada no período de Janeiro-Outubro de 1962, sendo de admitir - em face das circunstâncias prevalecentes no mercado monetário - que as pressões sobre a capacidade prestamista do banco central tendam a acentuar-se. Não obstante alguns aspectos menos favoráveis da evolução da actividade económica e dos meios de pagamento, e ainda a elevação geral dos salários, foi possível manter a estabilidade financeira interna.

Na verdade, entre os períodos de Janeiro-Setembro de 1962 e de 1963, os índices de preços no consumidor em Lisboa e Porto subiram apenas, respectivamente, de 2 e 2,5 por cento, variações estas inferiores às registadas na maioria dos países europeus participantes na O C D E. Províncias ultramarinas Segundo o relatório do projecto de proposta de lei, as perspectivas da produção agrícola desta província para 1963 mostram-se muito favoráveis, nomeadamente pelo que respeita ao café, algodão e sisal, esperando-se também que ns exportações de cafés venham a ser muito superiores às de 1962.

Quanto às indústrias extractivas, nota-se que a produção de petróleo duplicou no 1.º semestre de 1963 em relação a igual período de 1962 e prevê-se um acréscimo das exportações de minérios de ferro, devendo manter-se nos níveis usuais as de diamantes.

O volume da pesca desembarcada terá diminuído entre 1962 e 1963, a avaliar pelos resultados obtidos nos períodos de Janeiro-Maio. Salientam-se neste sector a montagem do novas unidades de salga e seca de peixe e a construção prevista de armazéns climatizados e entrepostos de frio, o que fomentará a expansão da actividade piscatória.

No domínio das indústrias transformadoras, registaram-se aumentos de produção, mais ou m enos sensíveis, nos derivados de petróleo, pasta para papel, sacaria, açúcar, tabaco e borracha. Esperam-se para breve, ou encontram-se já em execução, numerosos empreendimentos industriais produção de margarinas, laminagem de ferro e aço, ferro-ligas, industrialização da banana e milho e montagem de veículos. Os meios de pagamento internos aumentaram substancialmente em 1963, segundo os elementos disponíveis para o período de Janeiro-Abril, tendo também o crédito bancário distribuído apresentado uma expansão considerável.

Por outro lado, o custo de vida ter-se-ia agravado de maneira sensível, designadamente em Luanda, devido, em particular, a subida das rendas de habitação. Entre os períodos de Janeiro-Maio de 1962 e de 1963, e segundo as estatísticas alfandegárias, o comércio externo da província revelou uma apreciável melhoria, motivada exclusivamente pelo incremento dos exportações contra um deficit de 156 milhares de contos em 1962, averbou-se em 1963 um excedente de 361 milhares de contos.

Comércio especial de Angola, por zonas geográficas, segundo a estatística alfandegária

(Milhares de contos)

Como se vê no quadro precedente, a maior parte da referida melhoria resultou das operações comerciais com os países estrangeiros participantes da O C B E e com a metrópole. Moçambique Prevê-se que a produção agrícola desta província apresente em 1963 um pequeno declínio, devido às in-