cidências de condições climatéricas desfavoráveis, especialmente na cultura de algodão. Esperam-se, no entanto, acréscimos de produção de cana-de-açúcar, oleaginosas, sisal, chá e henafe e colheitas satisfatórias quanto a arroz, milho e mandioca.

Nas indústrias extractivas a expansão continuou moderada, destacando-se apenas o caso dos carvões, cuja quantidade exportada aumentou 30 por cento entre os 1.ºs semestres de 1962 e de 1963.

Quanto às indústrias transformadoras, anotou-se um descimento muito sensível nos primeiros meses do ano, prevendo-se a entrada em funcionamento, muito em breve, de numerosos empreendimentos industriais (cimentos, sacaria, embalagens metálicas, moagem, refinação de açúcar, descasque de castanha de caju, montagem de veículos, etc. ). Em contrapartida, o sector dos serviços terá acusado uma quebra nos primeiros meses do ano, reflectida, nomeadamente, na actividade dos portos, caminhos de ferro e camionagem. No período de Janeiro-Maio do ano em curso, os meios de pagamento em poder do público revelaram uma ligeira quebra, apesar da expansão do crédito bancário distribuído.

A balança de pagamentos externos da província continuou a evoluir desfavoràvelmente, quase duplicando o seu deficit entre os períodos de Janeiro-Maio de 1962 e de 1963. O incremento do saldo negativo da balança comercial e a quebra das receitas de transportes terão sido os factores fundamentais daquele comportamento. Como se revela no quadro seguinte, o deficit comercial da província subiu, entre os 1.ºs semestres de 1962 e 1963, de 679 para 800 milhares de contos, segundo os valores alfandegários, em consequência exclusivamente da expansão das importações.

Comércio especial de Moçambique, por zonas geográficas, segundo a estatística alfandegária

(Milhares de contos)

Repare-se que a subida do deficit se deveu apenas as operações com o estrangeiro, pois que se contraíram os saldos negativos, quer com a metrópole, quer com as outras províncias ultramarinas portuguesas. Em Cabo Verde, segundo o relatório do projecto de proposta de lei, estima-se que a melhoria da produção agrícola se acentue no corrente ano, na sequência da acção empreendida pela Caixa de Crédito Agro-Pecuário e das providências postas em execução paia desenvolvimento das culturas e da criação de gados.

Refere ainda o relatório os investimentos feitos nas indústrias de sal e derivados da pesca e na construção de um molhe acostável, bem como as perspectivas de instalação de uma fábrica de congelação e de produção de conservas, farinha e óleo de peixe. Quanto à Guiné, registou-se incremento sensível da produção de amendoim, contra uma quebra, embora ligeira, na de coconote. A construção de celeiros para amendoim e arroz em vários pontos do território veio melhorar as condições de comercialização desses produtos.

Admite-se no relatório, em face dessas perspectivas, que as dificuldades cambiais da província se atenuem em breve. Em S. Tomé e Príncipe, prevê-se, segundo o relatório, «significativa expansão da economia», posto que persista a insuficiência da mão-de-obra disponível. A economia de Macau terá registado em 1963 um novo inclemente da actividade, «em consequência fundamentalmente, por um lado, do crescente afluxo de turistas, que determinou a realização de vultosos investimentos na indústria hoteleira, e, por outro, do aumento de actividade industrial, estimulada pela procura externa».

As exportações da província acresceram-se notavelmente entre os 1.ºs semestres de 1962 e de 1963, mas a balança comercial continuou a apresentar saldo negativo, que é compensado, normalmente, pelas receitas de invisíveis correntes