cessário fazer acompanhar os progressos da industrialização, a fim de se evitar em graves problemas de falta de mão-de-obra qualificada, ao mesmo tempo que traduzirá o efectivo aproveitamento das potencialidades que o mais rápido desenvolvimento da economia não deixará de oferecer para se eliminarem os deficiências ainda existentes nos domínios da saúde e da instrução.

O produto dos «Serviços domésticos» foi projectado supondo que tenderá a contrair-se na medida em que se reduzir a respectiva população activa, o que se estima venha a suceder à taxa média do último decénio de - 2,5 por cento.

Os «Serviços diversos» caracterizar-se-ão por muito rápida expansão, como consequência da maior procura dos residentes no continente e, em especial, do rápido acréscimo do número de turistas, permitido pelas largas possibilidades do País neste domínio, confirmadas pela recente evolução que se espera favorecer pelo recurso os medidas de política turística esquematizadas no r espectivo capítulo sectorial do Plano.

Os resultados da evolução destas diversas actividades aos ritmos diferenciados que se referiram podem sintetizar-se para os três grandes sectores económicos nos termos constantes do quadro IV.

Taxas anuais de crescimento e níveis do produto por grandes sectores

(a) Ver nota ao quadro III

Aparecem facilmente em evidência as posições da indústria transformadora e do turismo na estratégia geral do desenvolvimento económico programado.

Admite-se, com efeito, que o sector primário mantenha ritmo semelhante de descimento. Por sua vez, o sector terciário no seu conjunto surgirá não só como dependente, em larga medida, do sector secundário, mas também influenciado pela lápida expansão do turismo, embota manifestando ainda taxas de descimento inferiores às do conjunto da economia, que, consequentemente, assentaria a sua aceleração nas actividades industriais.

As alterações na estrutura económica nacional -sintetizadas no quadro v e também apenas para os três grandes sectores- revelam que o sector primário, que em 1962 representava 26 por cento do produto interno, passará em 1973 para cerca de 15 por cento. O sector secundário aumentará a sua participação de 45 por cento em 1967 para 51 por cento em 1973, quando em 1962 apenas representava 36 por cento do total.

Composição do produto interno bruto por grandes sectores Projecções do emprego e da produtividade A evolução do emprego nas diversas actividades económicas do continente no período de 1965 a 1973 dependerá basicamente do comportamento do produto interno bruto Para todas as actividades, excepto para a «Agricultura, silvicultura, caça e pesca», estima-se que os aumentos ou diminuições do emprego estarão relacionados com as respectivas variações do produto em função de hipóteses específicas quanto ao aumento da produtividade.

No sector agrícola, porém, a situação de subemprego rural, que ainda prevalece em algumas regiões, aconselha a considerar as variações da população activa nele ocupada como resultantes da influência directa do saldo entre, por um lado, a soma dos movimentos anuais de emprego em todas as restantes actividades e da emigração de activos e, por outro, o afluxo natural em cada ano de população ao mercado de trabalho, dependente da estrutura etária da população e das taxas de actividade por idades.

Estima-se que o aumento natural da população ac tiva do continente atinja cerca de 43 000 em cada um dos próximos anos.

As projecções que a partir desta estimativa do aumento natural de activos se podem esquematizai para o seu aumento efectivo médio em cada ano dependem, evidentemente, dos movimentos de emigração que se julgam prováveis Admitindo que nos próximos anos se manterá a importância das correntes migratórias atingidas nos últimos anos, de cerca de 27 000 anuais, o aumento de emprego para o conjunto da economia continental não ultrapassará as 16 000 pessoas em cada ano, embora se prevejam substanciais transferências de mão-de-obra da agricultura para os sectores secundário e terciário.

Na medida em que a estimativa do saldo migratório de activos se vier a mostrar demasiado modesta, isto é, se a capacidade de atracção dos países industriais da Europa Ocidental exercer crescente influência no mercado de trabalho nacional, o aumento global de emprego no conti-