da actividade da Caixa, no domínio do financiamento de investimentos

Durante aquele período, os serviços privativos e a Caixa Nacional de Crédito realizaram novas operações - empréstimos a médio e a longo prazo e aquisição de títulos -, num total de 4 424 000 contos, distribuídos entre o sector público(2 593 000 contos) e o sector privado (1 831 000 contos), com a seguinte discriminação por tipos de operações.

Novas operares realizadas (a)

Distribuição por tipos de operações

(a) Elementos fornecidos pala Caixa Geral de Depósitos, Crédito o Previdência.

O quadro IV mostra que se tem processado a ritmo acelerado a expansão da actividade da Caixa no domínio do financiamento do desenvolvimento económico as novas operações, a médio e a longo prazo, e a aquisição de títulos somaram l 383 000 contos no último ano contra 806 000 contos em 1960, o que representa acréscimo superior a 70 por cento. Merece especial referência o incremento de 67 por cento experimentado pela concessão de crédito a médio e a longo prazo, em 1962, em relação ao ano anterior.

Os números apresentados permitem ainda verificar que o valor referente aos empréstimos quase triplicou no período considerado, enquanto o montante correspondente às novas aquisições de títulos não só perdeu posição em relação ao total - 60,9 por cento, em 1960, contra 83,8 por cento no ano transacto - como decresceu cerca de 23 000 contos durante o quadriénio. Nos quadros anexos II e III apresenta-se a distribuição sectorial dos novos empréstimos a curto, a médio e a longo prazo, distinguindo-se entre os concedidos ao sector público e ao sector privado.

No que respeita as novas aquisições de títulos, nos quadros anexos IV e V pode observar-se a sua evolução no último quadriénio e a respectiva distribuição por espécies e sectores de actividade. A estimativa do volume de capitais com que a Caixa poderá contribua no período de 1965-1967 para o financiamento dos investimentos não pode basear-se exclusivamente na análise da evolução dos montantes dirigidos para idênticas aplicações no decurso do último quadriénio (em média cerca de l 106 000 contos). De facto, a alteração operada, a partir de 1961, na política de crédito e destinada a atenuar a situação manifestada no mercado financeiro, implicou a utilização em grau elevado de reservas e disponibilidades da instituição.

Parece, de facto, mais conveniente que a previsão de financiamento de investimentos no período de 1965-1967, predominantemente destinados a capital fixo, não ultrapasse a média anual de 1 milhão de contos, ou seja, 3 milhões de contos para o triénio.

16. Esta estimativa pressupõe que se não verificará a concorrência de factores desfavoráveis na evolução dos «depósitos voluntários» recebidos pela Caixa, cuja progressão se avalia em 90 0 000 contos no período considerado. Para os «depósitos necessários», dada a sua elevada velocidade de votação, especialmente no respeitante aos da Previdência Social, não parece prudente avaliar o seu crescimento em mais de 500 000 contos no mesmo período. Admitindo que 80 por cento do aumento dos depósitos virá a ser aplicado em operações de financiamento, esse acréscimo poderá possibilitar um volume de crédito de 1 120 000 contos.

Julga-se que os fundos de reserva serão reforçados, entre 1965 e 1967, a um ritmo semelhante ao do período homólogo anterior, estimando-se este reforço em cerca de 500 000 contos.

Por outro lado, prevê-se que atingirá 800 000 contos no triénio a amortização normal das operações contratadas a médio e a longo prazo e que se verificará a ritmo crescente a amortização de empréstimos concedidos a curto pi azo com garantia hipotecária.

Embora não se possam computar com rigor os reembolsos das operações a curto prazo, que poderão ser d estinados a financiamentos para a formação de capital fixo, aceita-se que se possam avaliar em cerca de 580 000 contos para o período considerado. Resumindo os dados anteriores, tem-se a discriminação da estimativa da origem dos fundos paro novas operações de financiamentos no período de 1965-1967.

de contos

1) 80 por cento do acréscimo dos depósitos 1 120

2) Progressão dos fundos de reserva 500

3) Amortização de operações contratadas a médio e a longo prazo 800

4) Reembolsos de operações contratadas a curto prazo 580

Total 3 000