Estimativa da poupança mobilizada pelo sector «Particulares e empresas»

(b) O valor do 1959 é respeitante ao Fundo do Fomento Nacional

(c) Os elementos respeitam as instituições de providência de seguros obrigatórios dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social.

(d) Engloba acções e obrigações de empresas metropolitanas e ultramarinas. Este facto parece não afectar a significância dos elementos apresentados, dado o valor diminuto das emissões de títulos de empresas ultramarinas no período retido.

(e) Montante global das novas operações a curto, médio o longo prazo, com excepção da aquisição de títulos e dos empréstimos a curto prazo a agricultura, comércio, serviços e ultramar. Em 1959, esta última exclusão respeita também as operações a médio e longo prazo, dada a natureza dos elementos disponíveis.

Note-se que se tem consciência dos erros implícitos no esquema adoptado para estimar a poupança mobilizada por «Particulares e empresas», uma vez que não foi possível, em virtude da insuficiência dos elementos estatísticos disponíveis, ponderar convenientemente a contribuição de algumas instituições de crédito, o financiamento dos investimentos privados efectuados pelo recurso ao crédito externo e que existem inter-recorrências e inter-relações do crédito bancário e dos depósitos efectuados por particulares e empresas, designadamente.

Assim, quanto ao primeiro aspecto, é o que se verifica, por exemplo, quando se toma como contribuição da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência para o financiamento do investimento privado o total das operações a curto, a médio e a longo prazo com o sector privado, com exclusão apenas dos empréstimos a curto prazo concedidos à agricultura, comércio e serviços e ultramar, dada a natureza dos elementos disponíveis, e das aquisições de acções e obrigações de empresas metropolitanas. É, igualmente, o que acontece quando se adoptam os valores obtidos através da variação anual das carteiras comerciais do Banco de Portugal e de bancos comerciais como indicador do respectivo contributo para a formação do investimento privado através de «Outros financiamentos». Obtido, no entanto, um indicador da poupança mobilizada, interessa averiguar da sua qualidade Com esse objectivo, adicionou-se à contribuição estimada das diversas fontes estudadas para o financiamento de investimentos no quadriénio de 1959-1962 o valor da poupança formada e mobilizada por «Particulares e empresas» que o quadro precedente fornece e relaciona-se o total da poupança detectada com o investimento global realizado em idêntico período.

(a) Inclui apenas Caixa Geral de Depósitos, Crédito o Providência e Caixa Económica do Lisboa.