(...) uma parcela do (...) venha a ser realizado no(...) vigência do Plano.

(...) dos investimentos públicos e semi (...) considera-se que também a iniciativa privada da (...) não deixará de realizar um volume apreciável de investimentos, conduzida pela preocupação de obter mais altos índices de produtividade nas explorações. Em face da situação actual e das perspectivas que se apresentam à agricultura nacional, e para que o Plano para 1965-1967 seja a via efectiva que conduza a mais elevados índices de crescimento na agricultura e, simultâneamente, a preparação de uma acção mais vasta a desenvolver no III Plano de Fomento, conceder-se-á prioridade a determinados tipos de investimentos que, embora com incidências recíprocas, se podem classificar nos seguintes grandes grupos. Investimentos de maior e mais rápida reprodutividade,

B) Investimentos para a intensificação racional das explorações agrícolas,

C) Investimentos para a valorização rural Investimentos de maior e mais rápida reprodutividade A prioridade a conceder aos investimentos de maior e mais rápida reprodutividade resulta da necessidade de procurar vencer, no mais curto espaço de tempo possível, o desnível existente entre o ritmo de crescimento da agricultura e o dos restantes sectores da actividade económica nacional.

Incluem-se neste grupo os investimentos nas rubricas seguintes fruticultura, horticultura e floricultura, fomento pecuário, assistência técnica e extensão agrícola, sanidade das plantas e dos animais e melhoramentos agrícolas. Fruticultura, horticultura e floricultura No triénio de 1965-1967 desenvolver-se-á uma importante acção de fomento da fruticultura e da horticultura nas regiões com maior aptidão para tais culturas.

A actividade a desenvolver, a cargo da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas, incidirá, fundamentalmente, no fomento das produções de pomóideas, de prunóideas, citrinos, frutos secos, uvas e azeitonas de mesa.

Na floricultura procurar-se-á aproveitar as excelentes condições de produção e de exportação da ilha da Madeira, agora com novas possibilidades proporcionadas pelo aeroporto do Funchal, recentemente inaugurado.

Os investimentos previstos elevam-se a 150 000 contos, a financiar pelo Orçamento Geral do Estado e por outras fontes internas de capitais. Fomento pecuário A acção a desenvolver consistirá, em primeiro lugar, na melhoria quantitativa e qualitativa da produção de forragens verdes, tanto nas zonas regadas como nas de sequeiro.

A par desta intervenção, procurar-se-á fomentar e melhorar a produção de bovinos de carne e leiteiros, ovinos, suínos e aves.

A coordenação desta acção será feita pelo Conselho de Coordenação dos Serviços da Campanha de Fomento Pecuário, com a execução a cargo das Direcções-Gerais dos Serviços Agrícolas, dos Serviços Florestais e Aquícolas e dos Serviços Pecuários e da Junta de Colonização Interna.

O investimento a realizar deverá elevar-se a 290 000 contos e ser financiado pelo Orçamento Geral do Estado e por outras fontes internas de capitais. Assistência técnica e extensão agrícola Prevê-se neste domínio a instalação de diversos centros de gestão destinados a recolher os resultados económicos de várias explorações agrícolas e a realizar a "análise do grupo" como base de uma assistência técnica que facilite aos agricultores tomar as decisões mais adequadas à maior rentabilidade das respectivas empresas.

Considera-se, também, o estabelecimento de explorações de demonstração em diversas regiões agrícolas, com o fim de se ministrar a devida assistência técnica às empresas e se recolherem elementos para a instituição de um sistema integral de extensão agrícola.

Deverá, ainda, na vigência do Plano Intercalar de Fomento, proceder-se à reforma dos serviços de assistência técnica no sentido de uma acção coordenada para maior eficiência e ajuste às características das diferentes regiões agrícolas.

A execução destes empreendimentos ficará a cargo da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas e o seu financiamento será assegurado pelo Orçamento Geral do Estado, prevendo-se um investimento de 10 000 contos, assim distribuídos.

Contos

Explorações agrícolas de demonstração.... 6 000

Total......... 10 000 No triénio de 1965-1967 prosseguirão os trabalhos em curso de apetrechamento da rede fitossanitária e as medidas de defesa das culturas, dos produtos armazenados e das florestas contra pragas e doenças e proceder-se-á à homologação dos produtos fitofarmacêuticos.

No âmbito da sanidade pecuária, prosseguirão as campanhas de luta contra a febre carbunculosa, doenças rubras (clássicas), febre-de-malta, tuberculose dos bovinos de castas não leiteiras, mamites, parasitoses e outras zoonoses e saneamento dos aviários.

A execução destes empreendimentos ficará a cargo das Direcções-Gerais dos Serviços Agrícolas, Florestais e Aquícolas e Pecuários.

Prevê-se que o investimento a realizar atinja 86 000 contos, a financiar pelo Orçamento Geral do Estado e assim distribuídos. Sanidade das plantas

Contos

Apetrechamento da rede fitossanitária e fomento

Defesa das florestas contra pragas e doenças........19 700