do conjunto das exportações metropolitanas Os produtos da indústria representavam, em 1962, 76,8 por cento daquele valor total (contra 63 por cento em 1958), ganhando relevo progressivo as exportações dos novos artigos industriais

2. A situação da indústria em 1962 - e a posição relativa dos seus vários sectores - pode avaliar-se pelos seguintes indicadores valor acrescentado ou contribuição para o produto industrial, pessoal utilizado e capital fixo, que apresentam no quadro seguinte

No que respeita à contribuição para o produto industrial (e, portanto, para o produto e o rendimento nacionais), aparecem como dominantes as indústrias de têxteis, vestuário e calçado (com 26 por cento do produto global das indústrias extractivas e transformadoras), as transformadoras diversas- (com 28 por cento) e as metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico (com 19 por cento)

Quanto ao pessoal ao serviço dos sectores, o dos têxteis, vestuário e calçado ocupa o primeiro lugar (com 26 por cento do total), seguido das metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico (com 23 por cento), das transformadoras diversas (com 20 por cento) e de alimentação e bebidas (com 15 por cento)

Finalmente, é ainda o sector dos têxteis, vestuário e calçado que surge como o mais relevante do ponto de vista.

do capital fixo formado, seguindo-se-lhe o das metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico, o das transformadoras diversas e o das químicas e do petróleo.

3. A estrutura de mercados dos vários sectores industriais é muito variável, destinando-se uns, fundamentalmente, ao consumo interno, outros à formação de capital ou a fornecimentos intersectoriais, outros, ainda, à exportação

For outro lado, há sectores produtivos fortemente deficitários em relação à procura total, obrigando a importações vultosas

No quadro seguinte apresenta-se a estrutura da oferta e da procura verificada em 1962 para cada um dos sectores considerados.

De alguns sectores pode dizer-se que estão orientados predominantemente para satisfazer o consumo interno 66 por cento do produto das indústrias de alimentação e bebidas e 56 por cento do das têxteis, vestuário e calçado destinam-se a esse mercado, é também elevada a participação do consumo interno em relação ao produto dos