Vê-se que as previsões dos industriais excedem ligeiramente, no seu conjunto, o valor do investimento programado Atendendo a que se trata, tanto para os primeiros como para o segundo, de simples estimativas, a diferença global notada não chega, porém, a ter

outro significado além da exequibilidade que parece assegurar as projecções Mas já pode ter maior interesse a confrontação por sectores, em que porventura se revelem diferenças mais significativas Ê o que se faz no quadro seguinte, quanto ao investimento

Quanto ao emprego, e tendo em conta, como se esclareceu no quadro apresentado, que as estimativas dos industriais a este respeito apenas puderam incidir sobre menos de metade do valor global dos investimentos por eles propostos, não parece arriscado admitir que o objectivo projectado poderá, também aqui, ser atingido Isso significará a criação de uma média anual de 18 000 novos empregos na indústria durante o triénio, para tanto só se não conta com o sector dos têxteis, vestuário e calçado, no qual se espera que a melhoria de produtividade permita reduzir o volume de emprego respectivo

Não obstante o carácter de sondagem prévia do confronto, algumas orientações para a política industrial se podem, desde já, extrair

Assim, relativamente aos sectores onde se manifesta a carência de projectos, terá de cuidar-se particularmente da promoção de iniciativas Deve sublinhar-se que nos têxteis, vestuário e calçado se prevê largo aumento de exportações, e ter na devida conta que a carência de projectos no sector de produtos minerais não metálicos, pelas extensas ligações intersectoriais deste sector, pode perturbar seriamente o processo de desenvolvimento.

Quanto aos três sectores onde aparece excesso de projectos, deve registar-se que decisões importantes já tomadas (caso da construção naval e da refinação de petróleo), ou perspectivas favoráveis sentidas pelos industriais (caso das extractivas) explicam, em parte, o afastamento do valor do investimento que resulta dos projectos apresentados, em relação ao valor do investimento programado Ti ata-se, porém, repete-se, de simples estimativas, que podei ao ir sendo corrigidas ano a ano.

§ 4º Medidas de política industrial Os objectivos que para a indústria se fixaram no Plano para 1965-1967 foram delineados em termos realistas, tendo em conta as potencialidades e perspectivas que se apresentam paia os diversos sectores e acreditando na acção persistente e contínua da política corrente de fomento industrial, cujos resultados irão sendo avaliados ao longo do período de execução do Plano.

Entende-se, assim, que a concretização de tais objectivos pressupõe a adopção, pelo sector público, de medidas de política económica tendentes a orientar e estimular a iniciativa privada, a qual continuará a caber o papel fulcral na promoção do desenvolvimento industrial do País.

No Plano apenas se indicam as linhas mestras da política industrial que assegurará a realização dos objectivos fixados, deixando para a actuação cociente da Administração outras medidas de carácter mais específico, cuja aplicação decorra da análise concreta de cada caso a resolver.

O crescimento económico geral e indust rial será naturalmente dominado, no período de vigência do Plano, pelas exigências da concorrência externa decorrentes não só das obrigações contraídas no âmbito do G A T T (Tomo ainda do processo de integração económica europeia.