fios e tecidos por operário é substancialmente mais baixa do que na maioria dos países europeus.

A pequena dimensão das nossas empresas e fábricas avalia-se imediatamente notando que 47 por cento das Sacões têm menos de 800 fusos e 75 por cento das tecelagens menos de 20 teares O confronto com os números correspondentes da indústria estrangeira é extremamente desfavorável.

 agravar o problema há, ainda, a circunstância de as fábricas de lanifícios não laborarem, em regra, a pleno rendimento das máquinas de que dispõem e o facto de o equipamento se encontrar em grande parte, técnica e economicamente, desactualizado.

Quanto à indústria têxtil algodoeira e no respeitante à fiação, havia, em 1962, 86 fábricas com menos de 5000 fusos, correspondendo a 9,2 por cento do total de fusos instalados Não se considera muito grave esta situação, se bem que possa duvidar-se da eficiência das nações de tal dimensão.

Em relação às tecelagens, apesar de existir um número muito maior de pequenas unidades, o respectivo grau de concentração é mais elevado, pela mais forte incidência das fábricas grandes Em 1962, num total de 886 fábricas, 313 tinham menos de 100 teares e, destas, 201 possuíam menos de 30 As 313 unidades com menos de 100 teares correspondiam a 28,3 por cento do total de teares instalados, e as 201 com menos de 30 teares correspondiam apenas a 8,7 por cento daquele total.

Também no que respeita às secções de acabamentos existem inúmeras unidades subdimensionadas e sem condições técnicas

Deve salientar-se, porém, que no panorama da indústria têxtil o aspecto dimensional não é ainda o mais importante, tendo mais interesse uma utilização racional do equipamento do que a quantidade deste existente em cada fábrica

A indústria do vestuário, designadamente a do fato por medida, debate-se actualmente com três sérios problemas a falta de preparação técnica do pessoal, a dificuldade no seu recrutamento e a indisciplina que existe no acesso a indústria.

As dificuldades específicas da indústria do calcado são a pequena dimensão das unidades fabris, que impossibilita não só uma boa distribuição da mão-de-obra pelas diferentes operações a realizar como a mecanização de todas as operações fabris, o elevado número de modelos apresentados pelas empresas, agravado ainda pela enorme variedade de combinações de formas, pelarias e solas, e a má qualidade das matérias-primas, sobretudo da borracha e materiais de substituição do couro. As perspectivas futuras do sector têxtil admitem um considerável aumento do consumo dos respectivos produtos, por três razões distintas, mas complementares o aumento da população, a melhoria do respectivo nível de vida e a criação de novos tipos de têxteis que as possibilidades da técnica moderna oferecem

De acordo com estudos efectuados no âmbito dos trabalhos preparatórios do Plano Intercalar de Fomento para 1965-1907, estabeleceu-se a seguinte previsão do consumo interno de têxteis de algodão, fibras artificiais e sintéticas.

Quanto aos outros produtos têxteis, pi e vê-se uma expansão do consumo interno da mesma ordem de grandeza i ela ti vá

Quanto à indústria do vestuário, é a confecção em série que avulta nas perspectivas a longo prazo, e que decerto virá, mais tarde ou mais cedo, a dominar o mercado, ficando a confecção por medida circunscrita a um pequeno número de empresas trabalhando paia uma clientela restrita.

A indústria de confecção virá a ter nos próximos anos mais amplas possibilidades de exportação dos seus produtos, designadamente de vestuário para crianças, que está a ser alvo da atenção dos países ocidentais, em particular a Alemanha e os Estados Unidos, havendo mesmo a registar a aplicação de capitais estrangeiros nesta actividade nacional.

Pelo que respeita à indústria do calçado, prevê-se, com o descimento demográfico e a elevação do nível de vida, uma expansão do consumo interno Além disso, admite-se que, mediante um esforço de exportação bem orientado, se ja possível colocar nos mercados ultramarinos e estrangeiros o excesso de produção que a capacidade actualmente existente pode originar. Objectivos propostos Quanto às indústrias têxteis, tem-se em vista a definição de uma orientação do seu desenvolvimento compreendendo a revisão de diversos aspectos que a condicionam, e que vão desde a aquisição da matéria-prima à instalação de novos unidades para o fabrico de fibras têxteis artificiais ou sintéticas, passando pelos problemas de comercialização externa dos produtos têxteis de algodão e de comercialização inteira dos lanifícios Considerar-se-á ainda a promoção da cultura de fibras duras, designadamente de cânhamo, e a possibilidade de fabrico de novos produtos de juta, procurando corrigir-se a situação actual no sector das redes de pesca Finalmente, estudar-se-á a adopção de medidas específicas no domínio da formação profissional.

Na indústria do vestuário o objectivo fundamental é a definição e aplicação de normas de reorganização com vista ao desenvolvimento ordenado das actividades deste grupo.

Relativamente à indústria do calçado encara-se a moderni zação das unidades fabris e a normalização dos produtos. Investimentos As estimativas de investimento, por parte dos industriais do sector, são as seguintes. Industrias químicas Evolução recente, situação actual e perspectivas A indústria química em Portugal assume um âmbito restrito, sendo pequeno o grau de utilização das mo(...)