O tráfego de passageiros, carga e correio no mesmo período foi o seguinte:

Na rede geral da concessionária tem um relevo especial a linha de África, quer pelo importante papel que desempenha como instrumento de soberania nacional, quer pelo peso que tem na economia da exploração, dadas as distâncias percorridas e volume de tráfego movimentado, que são as seguintes:

A utilização dada à capacidade da frota dos T. A. P. apresenta os seguintes valores.

Em valor absoluto, estes resultados estão muito longe ainda de assegurar aos T. A P. o papel que lhes pode caber no mercado de transportes aéreos nas regiões por eles servidos. No entanto, verifica-se que o tráfego de passageiros transportado pelos T. A P., incluída a linha de África, cresce a uma razão superior à da média do crescimento do tráfego mundial e intereuropeu.

Considerando que a empresa serve centros de tráfego da importância de Londres, Paris, Francoforte, Genebra e Madrid e dispõe ainda de direitos comerciais noutros aeroportos, é de crer que a sua expansão continue, em relação à Europa, nos próximos anos. O mesmo se poderá prever no que se refere a linha de África. A introdução de aviões de reacção na frota de longo curso, como o aconselham razões de soberania nacional e o justifica, do ponto de vista comercial, a própria expansão que vem tendo o tráfego aéreo entre a metrópole e as províncias de Angola e de Moçambique, levará naturalmente a empresa a lançar-se na exploração de rotas em que lhe estão reservados importantes direitos de tráfego, e que serão as do Atlântico norte, América Central e Atlântico sul.

Os T. A. P utilizam presentemente aviões de jacto fretados apenas entre Lisboa e Luanda. Mantêm-se ligações afluentes entre Luanda e Moçambique com aviões Lockheed L-1049 (Super Constellation), por não dispor ainda esta província de um aeroporto preparado para receber aviões de jacto. Encontra-se, porém, em curso a obra de adaptação do aeroporto da Beira aos requisitos operacionais daqueles aviões. As ligações entre as ilhas dos Açores vêm sendo asseguradas pela S. A T. A (Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos), que operou dentro do período considerado com dois aviões. De Havilland Dove, bimotores.

O tráfego de passageiros, carga e correio transportado pela empresa foi o seguinte:

A S.A.T.A. adquiriu posteriormente dois aviões Douglas DC3 Dakota, que virão melhorar consideravelmente as condições em que têm sido asseguradas as ligações aéreas entre S. Miguel, Santa Maria e Terceira.

O desenvolvimento da S.AT.A tem sido praticamente impedido pela falta de uma infra-estrutura aeronáutica adequada às necessidades de transporte aéreo existentes no arquipélago A construção de um novo aeroporto em S. Miguel e a do aeroporto da Horta virão, certamente, melhorar a situação O correio e as telecomunicações são serviços indispensáveis às actividades económicas e administrativas, à defesa, à segurança das pessoas e das coisas e à vida social, bem como ao turismo. O seu desenvolvimento eficiente é basilar, designadamente no nosso país, na fase de valorização económica em que se encontra.

Os três quadros seguintes dão uma ideia geral da procura e dos investimentos no período de 1953-1962.