O tráfego de passageiros, carga e correio no mesmo período foi o seguinte:
Na rede geral da concessionária tem um relevo especial a linha de África, quer pelo importante papel que desempenha como instrumento de soberania nacional, quer pelo peso que tem na economia da exploração, dadas as distâncias percorridas e volume de tráfego movimentado, que são as seguintes:
A utilização dada à capacidade da frota dos T. A. P. apresenta os seguintes valores.
Em valor absoluto, estes resultados estão muito longe ainda de assegurar aos T. A P. o papel que lhes pode caber no mercado de transportes aéreos nas regiões por eles servidos. No entanto, verifica-se que o tráfego de passageiros transportado pelos T. A P., incluída a linha de África, cresce a uma razão superior à da média do crescimento do tráfego mundial e intereuropeu.
Considerando que a empresa serve centros de tráfego da importância de Londres, Paris, Francoforte, Genebra e Madrid e dispõe ainda de direitos comerciais noutros aeroportos, é de crer que a sua expansão continue, em relação à Europa, nos próximos anos. O mesmo se poderá prever no que se refere a linha de África.
Os T. A. P utilizam presentemente aviões de jacto fretados apenas entre Lisboa e Luanda. Mantêm-se ligações afluentes entre Luanda e Moçambique com aviões Lockheed L-1049 (Super Constellation), por não dispor ainda esta província de um aeroporto preparado para receber aviões de jacto. Encontra-se, porém, em curso a obra de adaptação do aeroporto da Beira aos requisitos operacionais daqueles aviões.
O tráfego de passageiros, carga e correio transportado pela empresa foi o seguinte:
A S.A.T.A. adquiriu posteriormente dois aviões Douglas DC3 Dakota, que virão melhorar consideravelmente as condições em que têm sido asseguradas as ligações aéreas entre S. Miguel, Santa Maria e Terceira.
O desenvolvimento da S.AT.A tem sido praticamente impedido pela falta de uma infra-estrutura aeronáutica adequada às necessidades de transporte aéreo existentes no arquipélago A construção de um novo aeroporto em S. Miguel e a do aeroporto da Horta virão, certamente, melhorar a situação
Os três quadros seguintes dão uma ideia geral da procura e dos investimentos no período de 1953-1962.