Receita

Valor das Instalações

No quadro seguinte indica-se a evolução das instalações telefónicas e telex, em relação à população.

Apesar do elevado ritmo de desenvolvimento do serviço telefónico e telegráfico, verifica-se ainda certo atraso, pois até agora não foi possível adquirir e instalar todo o equipamento necessário à satisfação das necessidades públicas O quadro seguinte apresenta o índice de escoamento do tráfego telefónico.

Sabendo-se que o serviço telefónico interurbano sofrerá menores demoras no seu escoamento quanto maior for a extensão de circuitos telefónicos por posto, verifica-se por este quadro que o serviço piorou de 1952 a 1958. Depois, apesar da instalação do cabo coaxial Lisboa-Porto, com considerável aumento de circuitos verificado a partir de 1960, a procura aumentou em tal medida que a melhoria foi muito pequena. A qualidade do serviço, quanto a demoras, traduz-se em cerca de 25 por cento das estações telefónicas interurbanas escoarem tráfego com demoras superiores a meia hora nos períodos mais carregados.

No que respeita à qualidade de transmissão e à segurança e estabilidade do serviço, a situação carece ainda de ser melhorada, pois, pelo menos nas redes dos C.T.T., a percentagem de circuitos em fios nus é ainda muito elevada. A utilização de cabos é indispensável para a boa qualidade de transmissão, para a segurança do serviço, para o estabelecimento de reservas destinadas a atender rapidamente ao desenvolvimento da procura e conduz a maior economia quando se lida com capacidades elevadas.

Em síntese, a situação actual evidencia ainda inadaptação da oferta à procura Deve acrescentar-se que, como a oferta é insuficiente, a procura não se manifesta em toda a extensão, sendo normalmente importante o volume das necessidades em potencial, que só se revelam totalmente quando é pouco demorada a sua satisfação.

Merece breve referência a participação da indústria nacional no fornecimento de material de telecomunicações Actualmente aquela participação ronda os 80 por cento para a A P T. e 65 por cento para os C T. T. Objectivo global do sector Em face das perspectivas que se apresentam às principais actividades de transportes e comunicações, em virtude da previsível evolução da economia em geral, das actividades industriais e turísticas e dos planos regionais e sectoriais de desenvolvimento agrícola, pode admitir-se que o produto gerado no sector cresça nos próximos anos à taxa anual média de cerca de 6,5 por cento, estimando-se um investimento global no triénio de 1965-1967 da ordem dos 8 milhões de contos e devendo o nível de emprego atingir 125,4 milhares de efectivos em 1967.

Os esforços durante a vigência do Plano Trienal deverão ser orientados em primeiro lugar para o saneamento financeiro e profunda reorganização das estruturas internas das empresas e serviços públicos, por forma a restituir-lhes a eficiência administrativa e rentabilidade económica que a observação directa mostra em muitos casos não possuírem, sem o que é legítimo duvidar-se da possibilidade de se efectuar tão elevado investimento ou, então, que, uma vez efectuado, produza resultados de exploração compensadores. Objectivos por actividades E no sector dos transportes terrestres que mais se evidencia a necessidade de reformas estruturais e de saneamento financeiro. Pelo que respeita aos serviços públicos intervenientes no sector, a ausência de estruturas horizontais torna impossível um planeamento eficaz a longo prazo. Os investimentos requeridos por este objectivo prioritário de reformas de estrutura e saneamento financeiro