11 postos por 100 000 habitantes, mantendo ao nível presente as requisições de postos telefónicos e de postos telex por satisfazer;

b) O progresso da automatização do serviço telefónico local, aumentando sucessivamente o número de telefones com horário permanente,

c) A ampliação da rede telefónica interurbana no sentido de atingir o índice de l km de circuito por posto e substituição por cabos de mais alguns traçados telefónicos interurbanos em fios nus, para melhorar a qualidade e segurança de serviço,

d) O prosseguimento da automatização do serviço telefónico interurbano, aproveitando as facilidades que a evolução da técnica já oferece, com a dupla vantagem de se conseguirem soluções económicas e cómodas para os utentes, e o início dessa automatização no serviço internacional.

Assim, continuar-se-á a ampliar em grande escala os meios oferecidos para satisfação das necessidades públicos em matéria de telecomunicações. Mas o desenvolvimento das instalações, o acréscimo de receitas, o aumento dos quadros de pessoal, a extensão e complexidade dos problemas administrativos, técnicos e comei ciais acrescidos da aproximação da data de integração na rede nacional de telecomunicações dos grupos de redes telefónicas de Lisboa e Porto, exigem uma reforma estrutural da orgânica administrativa existente. Tendo em conta que a capacidade de realização apresenta limitações, irremovíveis a curto prazo, de uma forma geral em todo o sector, e que é preciso procurar reduzir ao indispensável o peso das infra-estruturas, em obediência à orientação de da preferência aos investimentos de maior e mais rápida improdutividade, apenas se programam no Plano Intercalar para 1965-1967 empreendimentos prioritários cujo volume global é de cerca de 6,2 milhões de contos, a realizai no continente e nas ilhas.

Esses empreendimentos foram seleccionados tendo em vista a necessidade de saneamento financeiro o reforma das estruturas empresariais, a conclusão de programas do II Plano de Fomento, a realização de investimentos complementares de pequeno volume que permitam extrair daqueles maior rendimento e a conveniência de removei ou reduzir «estrangulamentos». Estradas A experiência adquirida na preparação e execução dos I e II Planos do Fomento e o carácter global que se pretende dar aos futuros planos de desenvolvimento aconselham que o conjunto dos programas de investimento, designadamente de obras públicas, que até aqui eram conduzidos à margem dos Planos, passem a integrar-se e a desenvolver-se no quadro de disciplina da acção de fomento definido por estes.

Por isso se inscreve no Plano Intercalar de Fomento para 1965-1967 o prosseguimento dos programas nacionais de construção, reparação e beneficiação de estradas que têm vindo a ser executados e se prevê, para o efeito, um investimento total de 880 784 contos, a realizar no triénio.

Deste total, 802 500 contos referem-se ao continente, e serão financiados nos termos estabelecidas na Lei n.º 2068, de 5 de Abril de 1954, completada pela base XI da Lei n.º 2094, de 25 de Novembro de 1958. A parte restante - 28 284 contos - é atribuída às ilhas adjacentes, e o respectivo financiamento é assegurado, quanto aos Açores, nas condições já estabelecias no Decreto-Lei n o 44 899, de 22 de Fevereiro de 1963, e, quanto à Madeira, de acordo com o Decreto-Lei n.º 40 168, de 20 de Maio de 1955, no que se refere ao ano de 1965, e em condições semelhantes, a definir legalmente, no que respeita aos anos de 1966 e 1967.

Nestes termos, estima-se que a participação total do Orçamento Geral do Estado no financiamento dos programas nacionais de constituição, reparação e beneficiação de estradas referidos seja de 822 750 contos durante o triénio do 1965-1967.

As entidades responsáveis pela execução dos empreendimentos são a Junta Autónoma de Estradas no continente e as juntas gerais dos distritos autónomos nas ilhas adjacentes. A expansão verificada no desenvolvimento do parque automóvel nacional, o crescente aumento do movimento turístico e a profunda alteração nas comunicações que implicará a entrada em funcionamento da ponte sobre o Tejo levam a admitir a possibilidade de se iniciar a execução de empreendimentos adicionais no âmbito do Plano Intercalar de Fomento para 1965-1967, que normalmente só viriam a ser abrangidos pelo III Plano de fomento.

Esses empreendimentos adicionais, cuja oportunidade de inclusão no Plano Trienal fica, porém, condicionada à conclusão dos respectivos projectos e à obtenção de recursos financeiros adequados a determinar nos programas anuais de financiamento do Plano, são os seguintes:

Contos

a) Construção, reparação e beneficiação de estradas no Centrais de camionagem O planeamento das, estações centrais de camionagem para um dado aglomerado urbano é um problema que envolve, fundamentalmente, duas ordens de questões, as que se referem à localização, distribuição e coordenação com o tráfego urbano e as que se ligam com o dimensionamento