Transportes ferroviários Rede geral

1) Investimentos que correspondem a necessidades imediatas. Conclusão da electrificação da linha Lisboa-Porto. - Entre os trabalhos a realizar salientam-se a conclusão da electrificação ao norte de Gaia, modificações nas estações de Campanhã, Contumil, S. Bento e S. Roque, rebaixo dos túneis, fornecimento e montagem de equipamento aéreo, sinalização das estações e da via, telecomunicações e a conclusão da oficina de grande reparação de motorizados no Entroncamento;

b) Reforço e substituição de pontes - Torna-se imprescindível, por razões de maior maleabilidade dá exploração e ainda da possibilidade do aproveitamento do material Diesel eléctrico dispensado na linha do Norte, efectuar o reforço e substituição de algumas pontes, sendo os trabalhos previstos os seguintes reforço da ponte do Vouga, na linha do Norte, reforço da ponte da Praia, na linha do Leste, reforço de algumas pontes entre Abrantes e Castelo Branco, na linha da Beira Baixa, e reforço das pontes de Ferreira e Seromenha, na linha do Douro. Investimentos considerados necessários para um conveniente enquadramento da exploração da empresa concessionária na política de coordenação de transportes. Recuperação de vagões imobilizados. - Prevê-se a recuperação de 829 vagões americanos e a transformação de 50 carruagens de madeira de 2 eixos em furgões para comboios de mercadorias. Investimentos que se destinam a prosseguir na política de racionalização da exploração ferroviária. Renovação do material circulante (motor e rebocado) - Torna-se necessário adquirir e proceder à recuperação de diverso material.

Assim, considera-se necessário adquirir catorze unidades duplas Diesel, a fim de melhorar as condições de segurança, rapidez e comodidade das ligações ferroviárias com o Algarve, Beira Baixa e Oeste. É também necessária a aquisição de mais dez unidades triplas eléctricas, dado o aumento de tráfego do serviço suburbano de Lisboa e dos grandes centros da linha electrificada do Norte.

Quanto à recuperação, pretende-se realizar no triénio a metalização de 36 carruagens de bogies, de 10 furgões da série 400 e a transformação de 6 carruagens de bogies em fuigões metalizados de grande linha. Estes são os empreendimentos considerados prioritários para efeitos de execução pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, S.A.R.L. , no âmbito do Plano Intercalar de Fomento para 1965-4967. Admite-se, no entanto, que nos programas anuais de financiamento do Plano se verifique a possibilidade de dar realização a outros empreendimentos adicionais que, em princípio, viriam a ser apenas realizados no período de vigência do III Plano de Fomento. Esses empreendimentos, cuja realização poderia ser assim antecipada, são os seguintes: Electrificação de alguns ramais afluentes à linha do Norte,

b) Renovação da via,

c) Aumento do parque de vagões,

d) Equipamento e obras para uma eficiente manutenção de mercadorias,

e) Equipamento e obras para a exploração económica

de linhas e estações,

f) Utilização de tracção Diesel em substituição do vapor,

g) Instalações de apoio ao material circulante em Lisboa-Santa Apolónia, Investimentos prioritários a realizar na rede ferroviária nacional no período de 1965-1967.

1) Investimentos que correspondem a necessidades imediatas.

Contos

b) Reforço e substituição de pontes ................... 45 000 Investimentos que se consideram necessários para um conveniente enquadramento da exploração da empresa concessionária na política de coordenação de transportes. Investimentos que se destinam a prosseguir na política de racionalização da exploração ferroviária.

Total .................500 000

Prevê-se que o financiamento seja assegurado por fontes internas de capitais. Na previsão de que no ano de 1964 se instalarão os troços Socorro-Intendente e Intendente-Anjos do metropolitano de Lisboa, prevê-se no Plano para 1965-1967 a conclusão do 2.º escalão da linha n.º 1 até Alvalade, com a progressiva instalação e entrada em exploração dos troços Anjos-Arroios, Arroios-Alameda, Alameda-Areeiro, Areeiro-Roma e Roma-Alvalade.

Contos

Prevê-se que o financiamento seja assegurado por fontes internas de capitais. As obras a executar nos portos do continente e ilhas adjacentes no triénio de 1965-1967 são as seguintes. a) Planeamento geral do porto de Lisboa - Este planeamento tem de ser estendido a toda a área de jurisdição da Administração-Geral do Porto de Lisboa, ou seja desde a barra até Vila Franca de Xira, nas duas