O equipamento de telecomunicações será também melhorado.

O investimento previsto para o triénio, no montante de 157 000 contos, tem o seu financiamento assegurado pelo Orçamento Geral do Estado, com contrapartida parcial em crédito externo. Será ampliada a rede de distribuição de energia eléctrica, prevendo-se também a realização de trabalhos de urbanização e o completamento da aquisição do novo equipamento de assistência a aeronaves, devindo ainda ser introduzidos melhoramentos no sistema de telecomunicações .

O investimento previsto para o triénio é de 8000 contos, a financiar pelo Orçamento Geral do Estado, com contrapartida parcial em crédito externo Prevê-se na vigência do Plano o prolongamento da pista de 2250 m para 2400 m, o que implica as necessárias expropriações de terrenos e a continuação da execução do edifício da aerogare.

Realizar-se-á a sinalização luminosa das áreas operacionais e o completamento do material de assistência a aeronaves.

Prosseguir-se-á ainda com a instalação e afinação dos equipamentos de telecomunicações já adquiridos, prevendo-se também a aquisição e instalação de um radiofarol em Lagos.

O investimento previsto, no montante de 47 000 contos, tem o seu financiamento assegurado pelo Orçamento Geral do Estado, com contrapartida parcial em crédito externo. Além da construção da aerogare do Funchal, prevê-se a execução dos trabalhos para instalação de energia eléctrica, a aquisição de equipamento de assistência a aeronaves e melhoramentos a introduzir no sistema de telecomunicações.

Os encargos previstos para o triénio estimam-se em 48 000 contos, a financiar pelo Orçamento Geral do Estado, com contrapartida parcial em crédito externo. Realizados as expropriações dos terrenos necessários a implantação deste aeroporto ainda na vigência do II Plano de Fomento, prevê-se a concretização do empreendimento durante o período de 1965-1967. Assim, concluir-se-ão os trabalhos de terraplanagem e de pavimentação das áreas operacionais e os acessos e proceder-se-á à execução parcial dos edifícios e à instalação de energia eléctrica.

Admitindo que o aeroporto possa entrar em funcionamento no termo do Plano Intercalar, considera-se ainda a aquisição e instalação do equipamento mínimo de telecomunicações e do apetrechamento básico.

Inscrevem-se desde já 30 000 contos para cobrir os encargos no período de 1965-1967, a financiar pelo Orçamento Geral do Estado. Os empreendimentos respeitantes a esta rubrica compreendem, além da instalação dos equipamentos já adquiridos, a aquisição e instalação de um radar secundário e indicadores inerentes, de emissores e receptores de VHF para serviço móvel, de radiofaróis NDB, de sistemas medidores de distância, e a instalação dos novos centros emissor e receptor HF e respectivos campos de antenas, envolvendo ainda a instalação deste equipamento a construção dos necessários edifícios e o abastecimento de energia.

O investimento a realizar é de 10 000 contos e o financiamento será assegurado pelo Orçamento Geral do Estado com contrapartida adequada. Além dos empreendimentos já inscritos no Plano, admite-se a possibilidade de realizar, ainda no triénio de 1965-1967, trabalhos em outros aeroportos, se na fase da preparação dos programas anuais de financiamento do Plano estiverem prontos e justificados os respectivos projectos e for viável a sua concretização em face dos recursos financeiros disponíveis Os aeroportos e empreendimentos considerados serão os seguintes.

c) Aeródromo central de turismo,

d) Outros aeródromos de interesse turístico,

e) Centro aeronáutico Resumo dos investimentos prioritários inscritos no Plano Intercalar de Fomento para 1965-1967 em aeroportos, instalações e serviços de navegação aérea do continente e ilhas adjacentes.

Contos Aviação comercial As aquisições de material de voo e equipamento complementar que os Transportes Aéreos Portugueses (T A P) prevêem realizar no triénio de 1965-1967 são as seguintes:

a) Material de médio curso - Durante os anos de 1965-1967, os T A P continuarão a usar os seus L-1049G em linhas domésticas e de cabotagem, nas ligações com as ilhas atlânticas, incluindo as Canárias, em fretamentos e como reserva da frota de Caravelas.

b) Material de longo curso. - Admitindo-se que em 1965 a província de Moçambique disponha já das infra-estruturas requeridas, a necessidade das ligações a manter com esta província e com Angola aconselha a aquisição de dois aviões de reacção de longo curso Será necessário considerar também a indispensável instrução das tripulações e as instalações técnicas a construir.

Nestes termos, os investimentos a realizar no triénio na frota aérea nacional totalizam 600 000 contos, prevendo-se que o respectivo financiamento seja assegurado por fontes inter nas de capital e por crédito externo. Investimentos em equipamento da aviação comercial inscritos prioritàriamente no Plano Intercalar de Fomento para 1965-1967.

Contos